Automação residencial: como novos eletrônicos podem facilitar a sua vida

3 min de leitura
Imagem de: Automação residencial: como novos eletrônicos podem facilitar a sua vida

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

A tecnologia nos permite conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo instantaneamente — algo que demoraria muito se ainda estivéssemos utilizando cartas, por exemplo. Ela também garante interações entre as pessoas que nunca foram imaginadas por pessoas que viviam há 20 ou 30 anos. Mas será que a tecnologia também avança nas tarefas domésticas?

Para a alegria dos consumidores mais exigentes — e em alguns casos também dos mais preguiçosos —, a resposta é “Sim”. Diversas empresas estão investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento de recursos que devem garantir mais facilidades para as pessoas. Além de funções mais simples e novas formas de controle para os equipamentos.

Outra novidade está em recursos adicionais que foram criados para novos eletrônicos e eletrodomésticos, o que vai muito além de apenas aprimoramentos do que já existia nos aparelhos anos atrás. Está curioso para saber um pouco mais sobre isso? Então confira o nosso artigo com diversas novidades do que está sendo criado para a automação industrial.

Aspirador de pó robótico já é uma realidade

Esqueça a difícil tarefa de erguer o sofá e passar o aspirador de pó para recolher migalhas de pão e outros restos de comida que ficaram espalhados pela casa. O futuro da limpeza é muito mais automatizado do que você espera. E isso já pode ser visto no mercado, graças a alguns aparelhos que foram criados especialmente para facilitar a limpeza residencial de qualquer pessoa.

Há alguns modelos já disponíveis nas lojas de todo o mundo, incluindo algumas especializadas em eletroeletrônicos aqui no Brasil. Um dos principais nomes nesse segmento é o do LG Hom-Bot, que funciona como um “robô-faxineiro” capaz de fazer a limpeza de ambientes com muita rapidez e eficiência. Ele conta com várias programações diferentes, permitindo que os consumidores escolham se a limpeza será por cômodo, região ou blocos, por exemplo.

Outro aparelho que funciona de modo similar é o Roomba, que também identifica os cômodos por meio alguns sensores e faz a aspiração do pó e de outros dejetos pequenos que podem ter ficado espalhados pelas casas.

Ar condicionado que pensa na sua pele

Você consegue imaginar como seria um ar condicionado criado para ajudar a manter a saúde da pele das pessoas que estão próximas a ele? Pois é exatamente isso que fazem alguns novos modelos de condicionadores de ar da LG, que contam com a tecnologia Plasmaster Skin Care. O grande trunfo disso é fazer com que íons ajam nas moléculas de água, ajudando a manter uma certa umidade nos ambientes.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Com isso, os consumidores não teriam a pele ressecada pelo ar condicionado, o que é vital para a manutenção da saúde dérmica. Se você está achando isso estranho, precisa se lembrar que os aparelhos condicionadores de ar fazem com que a pele, normalmente, percam mais água do que perderiam em um ambiente normal. Vai dizer que a ideia não é boa?

Máquinas de lavar cada dia mais inteligentes

Lavar roupa em máquinas pode ser muito mais fácil do que utilizar tábuas e tanques com sabões em pedra. Mas é possível tornar esse processo ainda mais simples, graças a alguns mecanismos que estão sendo disponibilizados por diversas empresas de eletrodomésticos. Um dos destaques nesse segmento é o Smart Diagnosis da LG, que vem sendo aplicado aos novos modelos de lavadoras.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

O sistema permite que os consumidores enviem diversas instruções pelo smartphone, fazendo com que seja mais fácil controlar as lavagens à distância — incluindo a possibilidade de definir os tipos de tecidos e modos de funcionamento. Outras marcas como Bosch, Samsung e Siemens também trabalham com tecnologias similares, já oferecendo painéis sensíveis ao toque, por exemplo.

Tudo pelo smartphone

Um dos grandes trunfos da nova geração de aparelhos domésticos é a o controle centralizado. Você não precisa mais sair do sofá para ir até a lavanderia para desligar a máquina de lavar roupas ou até a cozinha para mudar a temperatura do forno. Tudo pode ser feito pela tela do smartphone, pois os eletrodomésticos passam a contar com tecnologia WiFi para facilitar a vida dos consumidores.

Será que no futuro as casas terão aparelhos que são totalmente controlados pelos celulares? O que você acharia de ideia de poder comandar sua casa inteira por meio de uma tela, sem precisar correr pelos cômodos tendo que mexer em cada aparelho individualmente?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.