As eleições no Brasil têm um aspecto grandioso que não se encontra em qualquer outro lugar do mundo. Neste segundo turno, cerca de 130 milhões de eleitores foram às urnas e decidiram o futuro do país. Pouco depois das 20h, já tínhamos mais 90% das urnas apuradas, um resultado invejável para qualquer outra nação desse tamanho. Além desses números, a quantidade de interações nas redes sociais também surpreendeu.

No infográfico acima, você conferiu todos os detalhes das 24 horas do dia 26 de outubro de 2014 no Facebook, a data do segundo turno do pleito para presidente e para governador em alguns estados.

Por outro lado, em toda a campanha eleitoral deste ano, ente 06/07 e 26/10, o Brasil gerou 674,4 milhões de interações. É o evento político que mais teve comoção social na história do Facebook. A campanha por aqui gerou mais interação que as últimas eleições na Índia (227 milhões), uma nação com população cinco vezes maior que a nossa e também muito engajada em redes sociais. Só o nosso primeiro turno (346 milhões de interações) já bateu o recorde do país asiático.

O primeiro infográfico traz os resultados das interações que tratam exclusivamente da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e do candidato derrotado Aécio Neves (PSDB). Para ser contada, a interação do usuário tinha que fazer uma menção clara um dos dois, em texto ou em hashtag.

No mapa a seguir, entretanto, foi contado tudo o que era referente às eleições no Brasil em todo o período de campanha e votação.

49 milhões de intrações: volume de comentários por candidato: 53,8% Dilma e 46,2% Aécio. OBS: Apesar de estar em vermelho, o ES deu vitória ao candidato do PSDB.

Dilma (estados com maior volume de comentários e uso de hashtags de apoio)

  • 1) Rio Grande do Norte
  • 2) Ceará
  • 3) Sergipe
  • 4) Pernambuco
  • 5) Piauí

Aécio (estados com maior volume de comentários e uso de hashtags de apoio)

  • 1) Santa Catarina
  • 2) Mato Grosso do Sul
  • 3) Mato Grosso
  • 4) Goiás
  • 5) São Paulo

Dados gerais

  • Interações: 674,4 milhões
  • Mais de 5,9 milhões de interações ao dia (6 de julho a 26 de outubro)

Demográfico por volume de interações:

  • 1.  Mulheres,  25-34 anos
  • 2.  Mulheres,  18-24 anos
  • 3.  Homens, 18-24 anos
  • 4.  Homens, 25-34 anos
  • 5.  Mulheres, 35-44 anos

Estados por volume de interações

  • 1.  São Paulo
  • 2.  Rio de Janeiro
  • 3.  Minas Gerais
  • 4.  Rio Grande do Sul
  • 5.  Paraná

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