5 serviços e apps para aprender novos idiomas

3 min de leitura
Imagem de: 5 serviços e apps para aprender novos idiomas

Aprender um novo idioma, principalmente se você não tem quase nenhum conhecimento da língua, pode ser assustador no começo, já que é possível ter a sensação de que são muitos detalhes e você nunca vai conseguir assimilar tudo. Realmente, essa não é uma tarefa fácil, porém com a ajuda de aplicativos você pode tornar isso menos complicado.

Existem vários programas e serviços que prometem ajudar com lições, aulas de conversação, ambientação no idioma desejado e muito mais. Portanto, nós preparamos esta lista com alguns deles. Cada ferramenta possui uma vantagem e, se você quiser mesmo aprender uma nova língua sem pagar nada, pode usar mais de uma ao mesmo tempo para ter um resultado ainda melhor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Busuu (Web)

Esta rede de idiomas é parcialmente gratuita, porém possui um ótimo padrão de ensino e não chega a ter preços abusivos, sendo uma grande opção. Você pode escolher a linguagem que deseja aprender e fazer um teste de nivelamento, para que o programa indique em qual módulo você pode começar.

O Busuu possui um sistema de nivelamento que indica as lições a serem tomadas para começar. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

As lições são simples porém bastante interessantes, e ele conta com um ótimo sistema de pronúncia. Além disso, mesmo a conta gratuita permite que você encontre pessoas de todo o mundo para começar a conversar (inclusive por vídeo) e aprender o novo idioma de maneira prática.

Se você quiser aprender inglês, francês ou alemão, o Busuu também possui aplicativos para o Android e para o iPhone: veja aqui a lista para o sistema operacional da Google e aqui a relação para o sistema de aparelhos móveis da Apple.

LiveMocha (Web)

Bem parecido com o Busuu, as lições do LiveMocha são um pouco mais simples, porém ele possui mais opções gratuitas. Neste serviço, também existe a possibilidade de escolher o idioma que você quer começar a aprender entre uma lista bem extensa, mas não é possível fazer um teste de nivelamento.

Lição simples do curso básico de alemão do LiveMocha. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você estiver disposto a pagar por aulas com professores de verdade, é possível se cadastrar no programa LiveMocha Tutors e comprar quantas aulas você quiser. Para quem quer usar o serviço gratuitamente, basta encontrar novos amigos dentro do sistema e aprender a se comunicar em bate-papos gratuitos, que não são aulas, mas podem ser uma ótima saída para quem já sabe um pouco.

Aplicativos Babbel (iOS e Android)

Se você tem um iPhone ou um Android e quer aprender um novo idioma, é hora de conhecer os apps Babbel. São opções para quase todos os principais idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e muitos outros.

Aplicativos simples que servem como apoio para o aprendizado. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Estes aplicativos são bem simples, não sendo um curso completo para o idioma que você quiser aprender. Porém, você pode usá-los como um apoio importante, principalmente por estarem o tempo todo no seu celular. Aqui você encontra os aplicativos Babbel para iOS e clicando aqui é possível conferir a lista para Android.

Palabea (Web)

Enquanto o LiveMocha e o Busuu focam no lado educacional, com lições e aulas que você pode fazer para aprender um novo idioma, o Palabea é uma rede social de idiomas. Toda a ideia deste site é que você seja imerso em uma nova cultura, conhecendo pessoas que possuem interesse no seu idioma e país e trocando conhecimento.

Procure ou crie tópicos para trocar experiência e dicas sobre o seu idioma. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Isso é uma ótima forma de aprofundar o seu conhecimento em qualquer idioma, além de ser perfeito para conhecer pessoas que também queiram aprender mais o português ou mesmo sobre o Brasil. O problema, nesse caso, é que já é preciso ter certo domínio pelo menos sobre o inglês, que acaba se tornando a língua universal para o inicio das conversas.

Kindersay (Web)

Se os outros serviços e aplicativos tinham como objetivo principal ensinar um idioma para alguém que já aprendeu outro, o Kindersay procura não esperar tanto tempo assim. Ele é uma opção para que as crianças já comecem desde cedo a aprender o inglês como segunda língua.

Atividades especiais para as crianças aprenderem inglês desde cedo. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por ser feito para crianças realmente pequenas, pode ser que o Kindersay pareça muito simples, porém isso tem um impacto bastante positivo nos meninos e meninas que já começam desde cedo a aprender o inglês; no futuro, aprofundar os conhecimentos é muito mais fácil. Mais de 500 atividades estão disponíveis no site para serem realizadas de graça.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.