Pesquisadores descobrem que você pode aprender enquanto sonha

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores descobrem que você pode aprender enquanto sonha

Aprender enquanto dorme pode se tornar realidade

Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram que “sonhadores lúcidos” (pessoas que percebem que estão sonhando) são capazes de aprender novas habilidades enquanto sonham. Ou seja, a ideia passada pelo filme “A Origem”, na qual você pode invadir a mente de uma pessoa durante os sonhos para implantar uma ideia pode não estar tão longe da realidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Normalmente, os sonhadores lúcidos são aquelas pessoas que descrevem os seus sonhos como ativos e coloridos. Além disso, eles são capazes de experimentar sensações transmitidas pelas situações enfrentadas como se a atividade realmente tivesse acontecido. Os pesquisadores acreditam que essas pessoas podem utilizar os seus sonhos como uma ferramenta de aprendizado.

Controle da atividade cerebral

Os pesquisadores descobriram que os sonhadores lúcidos conseguem lidar melhor com a área do cérebro responsável por tomar decisões emocionais rápidas. Eles acreditam que é essa mesma região que deve ser controlada na preparação para compreender algo novo e treinar a tarefa enquanto eles dormem.

Claro que o aprendizado pode não ser tão preciso quanto quando é feito “fisicamente”. No entanto, segundo o pesquisador Peter Morgan, já foi provado que é possível praticar tarefas nos sonhos e apresentar melhoramentos nelas na vida real. Inclusive, já ocorreram estudos envolvendo sonhadores lúcidos, como uma pesquisa liderada por Daniel Erlacher, na Universidade de Berna.

Daniel Erlacher e sua equipe mostraram que um sonhador lúcido que praticou atirar uma moeda em uma caneca durante os sonhos o fez melhor depois de acordado. Como um primeiro passo, o time de pesquisa de Yale está aplicando um experimento que consiste em treinar pessoas com um tema sobre o qual elas devem sonhar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.