Realizada nos dias 22 e 23 de outubro, a versão de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais próxima. Estudantes de todo o país já estão na fase final de estudos para a prova, que engloba conhecimentos de várias áreas, de ciências exatas a biológicas, passando por língua estrangeira e redação.

E não dá para ignorar o teste: desde 2009, várias universidades do país estão usando o resultado na prova como 100% da nota para ingressar no Ensino Superior, enquanto outras instituições ainda possuem provas próprias, mas utilizam o desempenho no Enem como parte integrante do processo seletivo.

Com a aproximação da prova, o Tecmundo preparou um guia completo com uma série de simulados para você testar seus conhecimentos e chegar preparado, além de algumas dicas gerais sobre o concurso.

Simulado Enem 2011

O Brasil Escola, área do portal R7 dedicado aos vestibulares, montou um simulado bastante completo e específico para o Enem. O teste roda direto no navegador e cabe a você escolher quantas questões relativas a cada área de conhecimento estarão presentes na prova.

(Fonte da imagem: Reprodução / Brasil Escola)

Ideal para quem domina algumas matérias, mas precisa melhorar em outras, o simulado apresenta as respostas corretas logo depois de você preencher todas as perguntas. As questões são de edições passadas do próprio exame.

Simulado Enem 2011 Prof. Cardy

Outra boa e atual opção é o simulado organizado pelo Prof. Cardy. Ele não se restringe ao Enem, já que você pode escolher várias faculdades do Brasil inteiro para ter questões recorrentes nesses locais. Algumas instituições estão em falta, mas não deixa de ser uma boa forma de testar seus conhecimentos.

(Fonte da imagem: Reprodução / Prof. Cardy)

O sistema é o mesmo do anterior: basta escolher a matéria e o número de questões. Ao final, clique em “Confira seu Desempenho” para ter um relatório de como você foi no teste.

Simulado Online

(Fonte da imagem: Reprodução / Estudantes)

O site Estudantes.com.br também oferece uma alternativa de prova, o Simulado Online, bem mais simplificada que as anteriores em questão de design da página. Aqui, você precisa digitar a letra correspondente à resposta certa na caixa de texto abaixo da pergunta. Esse teste de conhecimentos gerais usa questões de um Enem já antigo, mas vale o treino.

Simulado Pesadelo

(Fonte da imagem: Reprodução / Prof. Cardy)

Conseguiu realizar os simulados acima com facilidade? Então o Simulado Pesadelo é o desafio que falta para você saber se está mesmo pronto para encarar o Enem. O Prof. Cardy selecionou as questões mais complicadas e fez um simulado que vai tirar o sono de muita gente. O esquema de realização é o mesmo do outro teste elaborado pelo professor: selecione a matéria, o número de questões e a instituição desejada para obter uma prova personalizada.

Simulado de Raciocínio Lógico

O bom aluno não pode apenas dominar os conteúdos passados na escola. Ele precisa não só de conhecimento, mas de raciocínio lógico e rápido. Afinal, grande parte das questões do Enem trata de interpretação, obrigando você a colocar a cabeça para funcionar.

Para exercitar essa área de conhecimento, recomendamos o Simulado de Raciocínio Lógico. Também desenvolvida pelo Prof. Cardy, essa prova coloca questões que não aparecem nos demais testes, mas que servem como um treino tão eficiente como qualquer outra.

(Fonte da imagem: Reprodução / Prof. Cardy)

Após responder a todas as questões, clique em “Confira seu Desempenho” para saber como foi seu desempenho. É possível até compartilhá-lo nas redes sociais.

Simulado Fuvest 2012

Tudo bem que você fará apenas a prova do Enem, mas que tal sonhar mais alto? Afinal, a temporada dos vestibulares mais importantes do país também está chegando – e nada impede que você saia na frente e comece a treinar para outras provas.

(Fonte da imagem: Reprodução / Prof. Cardy)

Com o Simulado Fuvest 2012, você pode treinar com questões anteriores. O sistema de realização e conferência da prova é o mesmo dos demais testes do Prof. Cardy, mas as questões são de anos anteriores do vestibular, que pode garantir a você uma vaga na USP.

Dicas importantes

Não pense que só os estudos garantem uma boa prova. O Tecmundo fala a seguir um pouco sobre como portar-se antes e durante a prova.

  • Chegar com antecedência ao local da prova é essencial. Pode parecer óbvio, mas é fácil perder o teste pelos mais diversos fatores – e lá se vão alguns meses de estudo, graças a alguns minutos de atraso.
  • Cuidado com o trânsito, que costuma ser intenso no dia. Cheque o local da prova com bastante antecedência e verifique todas as rotas possíveis, para poder tomar um caminho alternativo, caso algo saia errado.

  • Verifique se você está com todos os documentos necessários para o teste: documento de identificação como RG, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista (desde que apresentem foto); caneta esferográfica de cor preta e o cartão de confirmação (o comprovante enviado ao endereço do estudante e que indica o local de prova). Se você ainda não recebeu a carta, pode imprimir uma cópia no site do Inep.
  • Controle bem o tempo: a prova é desgastante nos dois dias de realização e exige um controle de tempo do aluno, mesmo que o uso de relógio não seja permitido. Se ficar preso muito tempo em uma questão, pule para aquelas cujas respostas você já saiba.

...

Por mais que você chegue preparado, no horário correto e com todos os documentos, é o seu desempenho no teste que conta para o resultado. Faça as questões com calma, lembre-se dos conteúdos estudados e tenha confiança em si mesmo. Boa sorte e boa prova!

Cupons de desconto TecMundo: