No desafio da Singularity University, você repensa a educação no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: No desafio da Singularity University, você repensa a educação no Brasil

Baseada no uso de tecnologias exponenciais para superar desafios globais, a Singularity University (SU) acaba de anunciar a sua parceria em território brasileiro com a Universidade Positivo. A ideia é que a experiência da comunidade estrangeira com ações como os "Global Impact Challenges", desenvolvidos desde 2010 em diversos países ao redor do mundo, ajude a dupla a promover o “SingularityU Global Impact Challenge" no Brasil.

Ao todo, a Singularity University já promoveu 94 Challenges em 38 diferentes localidades e premiou 121 projetos, sempre incentivando inovações em área como energia, meio ambiente, alimentação, habitação, saúde, educação, segurança e tantas outras. Em terras tupiniquins, o tema selecionado para essa empreitada é “Educação para o Século XXI”; para ele, a organização pede projetos que atendam um ou mais dos três eixos escolhidos a dedo para essa edição do evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Laboratório da Singularity University

O desafio está aberto para qualquer pessoa residindo no Brasil

São eles: Acesso à Educação (EAD com ou sem o uso de tecnologia); Educação para Habilidades Socioemocionais (criatividade, empatia, empreendedorismo etc.); Educação Baseada em Projeto (PBL, gamificada, transdisciplinar etc.) e Educação para o Meio Ambiente. O desafio está aberto para qualquer pessoa residindo no Brasil e recebe inscrições até o dia 21 de abril. Tanto o cadastro para o "SingularityU Brazil Global Impact Challenge" quanto mais detalhes a respeito da iniciativa podem ser encontrados no site oficial do projeto.

De acordo com o comunicado divulgado pela SU, a lista com as peças finalistas será anunciada na última semana de abril, e o vencedor deve ser selecionado pouco tempo depois, em um evento público agendado para o próximo dia 3 de maio, em Curitiba. O ganhador do desafio vai ter a oportunidade de participar gratuitamente do Singularity University Global Solutions Program (GSP), enquanto os outros dois projetos finalistas serão premiados com convites para participar do Singularity University Summit, programado para acontecer no Rio de Janeiro em outubro deste ano.

Você é a mudança

Além de todos os finalistas contarem com apoio da organização e de mentores para desenvolver seus projetos – em alguns casos na fase inicial e em outros na implementação da ideia –, a participação nesse Challenge é uma chance de exercitar a sua criatividade, a capacidade de resolver problemas e a vontade de fazer do mundo um lugar melhor. Vale lembrar que todos os trabalhos serão avaliados por um júri bem diversificado, composto por representantes da SU, da Universidade Positivo e da Mkt4Edu, além de nomes do empreendedorismo, da inovação e da comunidade de negócios nacional.

Dar espaço para ideias é um dos objetivos dos desafios

“Trouxemos este desafio para o Brasil porque acreditamos que ele pode contribuir muito para a resolução dos desafios da educação nacional e ativamente promover um novo momento nesta área”, afirma Gustavo Gonçalves, CEO da Mkt4Edu. Paulo Cunha, presidente da área de Ensino do Grupo Positivo, por sua vez, crê que a ideia de “transformar pela educação” é essencial para propostas como essas e que esse tipo de desafio fornece as ferramentas certas para que as pessoas se sintam empoderadas e capazes de promover ideias inovadoras e com potencial de realmente impactar a sociedade.

E aí, acha que tem uma ideia bacana para promover melhorias nessa nova fase da educação no Brasil e no mundo? Não deixe de conferir a página do "SingularityU Brazil Global Impact Challenge" e mostre que a sua iniciativa vale muito para o futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.