MECFlix: saiba tudo sobre o “Netflix educacional” do governo brasileiro

2 min de leitura
Imagem de: MECFlix: saiba tudo sobre o “Netflix educacional” do governo brasileiro

No ano passado, o Ministério da Educação pegou todo mundo de surpresa ao anunciar seu próprio serviço de streaming de vídeos. Porém, por mais que seu nome seja propositalmente parecido, o MECFlix não tem nada a ver com a nossa amada Netflix – em vez de ter obras como “Pulp Fiction” e “Breaking Bad” em seu catálogo, a plataforma é alimentada exclusivamente com vídeos originais de cunho educacional.

Para dizer a verdade, o MECFlix foi criado para auxiliar estudantes que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo parte inclusive de um projeto ainda maior que visa oferecer material didático gratuito e interativo na web para que o cidadão possa se preparar para tal prova anual. Em seu lançamento, o serviço conta com pelo menos 1,9 mil vídeos sobre ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Porém, a tendência é que essa biblioteca virtual aumente ainda mais com o passar do tempo, visto que o Ministério da Educação está fechando parcerias com vários produtores de conteúdo para que eles enriqueçam a plataforma com vídeos atualizados. Atualmente, o MECFlix é alimentado com obras feitas de sites como Geekie Games, Descomplica e QG do ENEM, cujas submissões são avaliadas por universidades federais.

Plataforma possui quase 2 mil vídeos

Como funciona?

Para usar o MECFlix, tudo o que o estudante precisa fazer é acessar o site do serviço (http://mecflix.mec.gov.br/) e começar a assistir aos vídeos na ordem em que desejar. Como dissemos anteriormente, os clipes estão organizados em quatro seções (“Ciências da Natureza e suas tecnologias”, “Ciências humanas e suas tecnologias”, “Linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”) e têm até 10 minutos de duração.

É possível usar a plataforma sem se cadastrar nela, mas tenha em mente que a experiência é bem mais bacana para quem é registrado. Ao criar seu próprio perfil, o estudante pode montar uma lista com suas aulas prediletas, avaliar a qualidade dos clipes, personalizar a forma como os vídeos são reproduzidos e até deixar anotações naqueles clipes mais importantes. Além disso, é possível interagir com outros estudantes nos campos de comentários.

Vale observar ainda que, através dos botões localizados no canto superior direito da tela, você consegue alterar o tamanho da fonte e mudar a interface para um tema mais escuro (próprio para ser usado em ambientes com pouca iluminação). O MECFlix, como você já deve ter imaginado, é uma plataforma 100% gratuita para todos os internautas, sendo possível acessar todos os vídeos sem pagar nenhum tipo de taxa.

Exemplo de vídeo sendo reproduzido no MECFlix

Bom, mas pode melhorar

Nós testamos e aprovamos o MECFlix – o serviço possui um visual bem atraente, uma interface amigável e uma quantidade absurda de material didático em vídeo para quem quer se preparar para exames em geral. Porém, a plataforma ainda precisa de alguns ajustes para ficar mais próxima da perfeição. Por exemplo: diferente do que acontece na Netflix, os clipes não são hospedados em um servidor próprio, mas no Vimeo.

Além disso, por enquanto, o MECFlix só possui versão para desktops. Em uma época em que todo mundo está comprando smartphones e tablets para estudar, valeria a pena investir no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, tanto para o Android quanto para o iOS. Dessa forma, o estudante seria capaz de estudar em qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.

Você já experimentou o MECFlix? O que achou dele? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.