Stop motion é uma técnica de animação quadro a quadro, ou seja, o que parece um vídeo na verdade é uma sequência de imagens que se alternam em alta velocidade. Algumas das câmeras fotográficas mais modernas possuem recursos que facilitam esse tipo de criação.

Contudo, o brasileiro Joe Penna (mais conhecido na web como Mystery Guitar Man) preferiu tornar essa prática mais tecnológica. Ele resolveu usar uma planilha eletrônica para montar a animação dele tocando e dançando com maracas. O resultado você confere no vídeo acima.

Primeiro, Penna e sua equipe de produção gravaram a performance sob um fundo verde. Em seguida, eles aplicaram um fundo branco e um aspecto de mosaico (em After Effects) à gravação. Tomando como base essa filmagem pixelizada, o guitarrista começou a recriar os 730 pixels da sua silhueta, recriando-os na planilha a cada segundo da gravação original.

Joe não revelou quanto tempo levou para finalizar a animação, mas com certeza foram longas horas colorindo e descolorindo as células da planilha eletrônica. Segundo ele, a técnica pode ser aplicada tanto no Excel como no programa concorrente e gratuito do LibreOffice (antigo OpenOffice). Acima, é possível ver com mais detalhes dos bastidores da criação dessa rumba pixelizada.

Fonte: canal de Joe Penna no YouTube

Cupons de desconto TecMundo: