Google atualiza aplicativo Snapseed com suporte a edição de arquivos RAW

1 min de leitura
Imagem de: Google atualiza aplicativo Snapseed com suporte a edição de arquivos RAW

A Google anunciou ontem (28) a atualização 2.1 para o aplicativo gratuito de edição Snapseed. Com o update a ferramenta agora ganha suporte completo ao formato DNG e RAW, permitindo a edição de imagens do gênero.

A empresa afirma que o app poderá a corrigir os níveis de exposição, sem arruinar as imagens, como acontece facilmente com um arquivo JPG. Será possível ainda ajustar níveis de balanço de brancos, cor e tonalidades, assim como mexer nas sombras em cada foto.

O que é RAW?

Uma câmera digital mede as luzes vermelhas, verdes e azuis separadamente para então analisar as medidas e criar cores. Entretanto, o número de cores que uma câmera pode medir é infinitamente maior do que as que são visíveis ao olho humano.

Por exemplo, arquivos JPEG são imagens compostas de cores que o olho humano consegue enxergar. Os dados de cores são cortados e simplificados, o que faz com que as partes mais claras e escuras da imagem sejam exibidas como branco e preto.

Os arquivos RAW armazenam dados de sensores, o que significa que o arquivo RAW ainda não é uma imagem totalmente formada. O que parece como apenas branco ou preto ainda pode ser modificado para recuperar os dados de cor.

A atualização do Snapseed preencheu uma grande lacuna na edição de arquivos RAW para smartphones. O que você achou? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.