O Kindle é o objeto de desejo de muitos usuários. Quem é dono de um desses aparelhos da loja norte-americana Amazon garante que não o troca por nada.

O que atrai os olhares do usuário para o Kindle é o fato de ser capaz de comprar os livros na internet, bem mais baratos que os tradicionais livros de papel, e ainda assim poder lê-los em qualquer lugar, sem ficar preso ao computador.

No entanto, algumas reclamações podem ser encontradas quando o assunto é o sistema de busca da Kindle Store. Muitos usuários preferem comprar e baixar os livros no computador para depois transmitir os arquivos para o Kindle. O programa Calibre facilita, e muito, a vida do usuário nesse aspecto. Confira abaixo todos os passos para utilizar este ótimo aplicativo no Linux.

Pré-requisitos

Para realizar a sequência de passos descrita abaixo é preciso que o usuário tenha em mãos o seu Kindle, bem como o cabo para conectá-lo ao computador. Além disso, é necessário também ter o programa Calibre instalado no computador. Você pode utilizar o link abaixo para baixar o aplicativo ou, caso prefira, utilizar a Central de Programas do Ubuntu.

Mãos à obra

Primeiro, a configuração!

Ao executar o Calibre pela primeira vez será necessário ajustar algumas configurações. A primeira etapa consiste em indicar um diretório no qual os seus livros serão armazenados, Pode ser qualquer pasta do computador. Clique em “Next” para seguir até a próxima tela de configuração.

Escolha uma pasta para armazenar seus e-books

Agora é hora de escolher o fabricante e o modelo do seu leitor de e-books. Certifique-se de selecionar a opção corretamente de acordo com o seu aparelho, pois é esta informação que determina as opções de conversão do programa.

Escolha o fabricante e o modelo do seu aparelho

O Calibre pode enviar livros automaticamente por email para o seu Kindle. Para que isso seja possível, é preciso configurar corretamente o terceiro passo das configurações, inserindo os dados solicitados. Caso você tenha uma conta no Gmail, pode utilizá-la para esta tarefa. É recomendado que o usuários teste as configurações antes de prosseguir.

Configure para que os e-books sejam enviados por email

Adicionar e transferir livros

Pronto, agora que todas as configurações necessárias foram feitas, é hora de carregar os livros e utilizar o Calibre de verdade. Para adicionar e-books à lista, clique sobre o botão “Adicionar livros”, presente na Barra de ferramentas do programa.

Barra de ferramentas do programa

Você pode editar as informações dos livros adicionados. Para isso basta selecionar o e-book desejado e clicar no botão “Edit meta information”. Na tela que aparecer, modifique os campos que desejar e clicar em “Ok” para confirmar as mudanças.

Agora é hora de enviar os livros para o seu Kindle. Selecione os livros que deseja transferir e clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um dos livros selecionados. Você pode escolher se deseja enviar os arquivos para a memória principal do Kindle ou enviar para algum cartão de memória.

Caso o aparelho não esteja conectado ao computador você pode escolher a opção “Email to [endereçoemail]” (enviar para o email [endereçoemail]). Obviamente, para que você possa acessar os livros enviados por email é necessário que a Whispernet esteja ativada.

Envie por email ou diretamente para o aparelho

Agora que você já sabe que não precisa ficar sofrendo com o sistema de busca da Kindle Store, não deixe de comentar e dizer o que achou deste breve tutorial! Sua opinião é muito importante para nós!

Cupons de desconto TecMundo: