A empresa brasileira Mix Tecnologia, em parceria com a editora e produtora Carpe Diem Edições e Produções, anunciou o lançamento de um e-reader feito totalmente no Brasil. Trata-se do Mix Leitor D, um dispositivo bastante compacto que promete agitar o mercado de leitores digitais.

Este gadget possui tela de seis polegadas, contando com dezesseis ou oito tons de cinza na visualização, o que simula a utilização do papel para a leitura. A tela possui ainda luz interna, que permite a utilização para leituras em locais de pouca iluminação e também conta com um sistema de rotação da tela, que permite a utilização tanto em retrato, quanto em paisagem. A versão Premium do leitor digital possui tela sensível ao toque.

Conectividade

Não é apenas para a leitura de e-books que o dispositivo foi criado, o Mix Leitor D permite a navegação na internet, para isso possui um browser interno. A conexão pode ser conseguida por meio do modem 3G incluso no aparelho, ou via rede sem fio. Assim é possível baixar livros e conteúdos diretamente da internet, sem a necessidade de computadores intermediando.

Leitor possui até 12 GB de memória

Mas caso o usuário opte por utilizar o computador, é bom ressaltar a função de sincronização que o Mix Leitor D possui. Com essa função o usuário pode sincronizar os dados do computador com os dados do leitor digital, garantindo a segurança dos arquivos.

Também existe a conexão Bluetooth integrada ao e-reader. Possibilitando a troca de conteúdos com outros usuários, desde que esses conteúdos não possuam direitos protegidos pela lei de direitos autorais.

Questões integradas

Um dos diferenciais do Mix Leitor D é a presença de um sistema de Quiz sobre os conteúdos. Ao adicionar um novo livro à biblioteca do leitor, o dispositivo analisa se existe algum conjunto de questões associadas àquela obra. Isso garante, segundo os desenvolvedores, melhor fixação dos conteúdos lidos. Também é possível consultar ou criar provas sobre alguns assuntos específicos.
Bateria e memória

Possuindo 8 GB de memória interna, o leitor digital possui capacidade de expansão de mais 4 GB com o uso de cartões de memória. Assim é possível armazenar até 1500 livros na biblioteca pessoal. A bateria possui autonomia para até 8000 trocas de página, possuindo luz indicativa de bateria e desligamento automático após certo tempo de ociosidade.

Teclado QWERTY e tela sensível ao toque

Formatos aceitos

Podem ser utilizados vários formatos diferentes de arquivos no Mix Leitor D, são eles: PDF, RTF, TXT, BBeB e arquivos criados no Microsoft® Word.

Há dois modelos diferentes, sendo que os preços variam entre 700 e 1100 reais. O mais básico possui memória interna de apenas 1 GB e não possui luz interna, modem 3G acoplado ou tela touchscreen. Ambos os modelos reproduzem também músicas em MP3 e devem ser lançados em junho deste ano.

Cupons de desconto TecMundo: