Como colocar o Mac OS X Lion em um pendrive ou DVD

2 min de leitura
Imagem de: Como colocar o Mac OS X Lion em um pendrive ou DVD

(Fonte da imagem: Divulgação)

Na ocasião do seu lançamento, o Mac OS X 10.7, causou certo alvoroço entre os usuários do sistema da Maçã. O motivo da revolta de parte de alguns deles foi o método de distribuição do Lion, apenas por meio de um download na Mac App Store. Isso foi visto como um grande inconveniente, pois o arquivo de instalação tem quase 4GB de tamanho.

Contudo, alguns usuários descobriram que era possível criar um DVD ou pendrive de instalação do Lion a partir de um dos downloads da Mac App Store. Usando essa cópia, é possível fazer o upgrade para o Mac OS X 10.7 em outras máquinas e realizar instalações “limpas” (formatar o HD) nos computadores, sem ter que baixar o sistema em cada um dos Macs.

O Tecmundo montou um guia passo a passo para explicar o processo de criação do DVD ou pendrive de instalação do Mac OS X Lion. Siga as instruções com cuidado e sempre faça cópias de segurança de todos os seus arquivos antes de começar.

Pré-requisitos

  • Para criar o disco de instalação do Mac OS X Lion, serão necessários os seguintes itens:
  • Mac OS X Snow Leopard (10.6);
  • Acesso à Mac App Store;
  • Licença do Mac OS X Lion (10.7);
  • Pendrive com pelo menos 8GB de capacidade ou DVD com 4.7GB (no caso da instalação a partir do DVD, deve-se ignorar o passo de número quatro);

Faça você mesmo

1. Faça o download do Lion a partir da Mac App Store. O instalador do sistema será salvo na pasta “Aplicativos” do seu computador. Encontre o arquivo chamado “Instalação do Mac OS X Lion”, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Mostrar Conteúdo do Pacote”.

2. Entre em “Contents” e acesse a pasta “SharedSupport”. Então faça um duplo clique sobre o arquivo “InstallESD.dmg”.

3. O sistema vai montar a imagem do disco como mostrado abaixo.

4. Insira o pendrive na porta USB e abra o programa Utilitário de Disco e vá até a aba “Apagar”. Selecione a mídia removível e, no campo “Formato”, escolha a opção “Mac OS Expandido (Reg. Cronologicamente)”. Dê um nome para o pendrive e clique no botão “Apagar”.

5. Após formatar o pendrive, vá até a aba “Restaurar” e arraste o disco “Mac OS X Install ESD” para o campo chamado “Fonte”, como na imagem abaixo.

6. Agora arraste o pendrive que você acabou de formatar para o campo chamado “Destino”. Tenha certeza de ativar a opção “Apagar Destino” e clique em “Restaurar”.

Concluindo

Basta esperar o programa terminar o processo e seu pendrive (ou DVD) de instalação do Mac OS X Lion estará pronto. Para usar o instalador basta reiniciar o seu Mac com a tecla “Option” pressionada e escolher o disco removível em vez do HD do computador durante a inicialização.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.