Incrível! Veja dois drones construindo ponte de corda que suporta humanos

1 min de leitura
Imagem de: Incrível! Veja dois drones construindo ponte de corda que suporta humanos

Os drones continuam encantando as pessoas e até mesmo a tecnologia em si. Esses robôs voadores são capazes de estender suas funções a diversos propósitos – desde a zombaria de uma torcida rival num estádio de futebol até a construção de uma ponte de corda. Esta última finalidade, aliás, é apresentada no vídeo acima, em que dois quadricópteros montam uma ponte de corda que consegue suportar o peso de um ser humano.

Publicado no YouTube pelo pesquisador Federico Augugliaro, a filmagem mostra uma operação que já exigiria uma bela dose de esforço de seres humanos. Mas um par de drones consegue dar cabo da tarefa. O mérito vai para o instituto europeu Kohler Research, que faz estudos sobre sistemas dinâmicos e de controle.

O espaço no qual os drones realizam a operação tem 10 x 10 x 10 metros, área que se assemelha ao perímetro dos laboratórios de teste habitualmente utilizados pela equipe para a realização de diversos experimentos. De acordo com o site Flying Machine Arena, a sala “consiste em um sistema de captura altamente preciso, que tem comunicação de rede sem fio e um software customizado executando algoritmos sofisticados para estimativa e controle”.

Os drones do vídeo utilizam todas as capacidades dessa sala especial, bem como ferramentas personalizadas de computação para construir a ponte de forma autônoma. Cada quadricóptero é equipado com um carretel motorizado e tubos de plástico que permitem ao drone liberar a corda, denominada “Dyneema”, um material leve e altamente resistente que o time de pesquisadores classifica como “ótimo para construção aérea”.

Dois drones constroem ponte de corda de forma autônoma: o que você achou disso? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.