Na Califórnia, 50 drones voam sob o comando de apenas uma pessoa [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Na Califórnia, 50 drones voam sob o comando de apenas uma pessoa [vídeo]

Na Califórnia, uma equipe formada por pós-graduandos da Escola Naval de Monterey conseguiu colocar no ar um “enxame” de 50 drones construídos por eles mesmos com peças normalmente utilizadas em aeromodelismo. O mais impressionante nisso é que todos eles estavam sendo controlados por apenas uma pessoa, o que o time de pesquisadores acredita que seja um recorde.

O objetivo maior da equipe é desenvolver comportamentos de enxame que possibilitem que uma grande quantidade de veículos aéreos não tripulados possa ser comandada por apenas um operador. Para colocar todos no ar, eles desenvolveram um lançador automatizado, uma vez que o formato escolhido para os drones – com uma hélice vertical na parte de trás – poderia colocar em risco a segurança de quem os lançasse manualmente.

O intervalo de lançamento de cada vant foi de cerca de 30 segundos, devido às verificações de segurança necessárias para garantir que todos estavam em condições de voo. Os pesquisadores acreditam, no entanto, que é possível baixar esse tempo para menos de 10 segundos. Outra ideia é construir um segundo lançador, uma vez que não há nada que impeça o lançamento simultâneo de dois drones.

A comunicação entre os dispositivos se deu por meio de Wi-Fi ao invés dos sistemas de comunicação normalmente utilizados nos vants, pois a quantidade de sinais sobrepostos poderia causar muita interferência. Os algoritmos de controle do experimento já haviam sido testados em simulações de computador e os comandos eram bem simples, com exercícios de “siga o líder”. Há também instruções de busca e resgate, onde os drones cobrem uma grande área rapidamente, conforme pode ser visto no vídeo que abre esta matéria.

Qual seria a sua reação ao ver um enxame de drones voando sobre a sua casa? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.