Polícia utilizará drones armados com spray de pimenta na Índia

1 min de leitura
Imagem de: Polícia utilizará drones armados com spray de pimenta na Índia
Imagem: Wikimedia Commons

O efetivo policial da Índia adquiriu recentemente cinco drones armados com spray de pimenta para eventual utilização contra protestantes descontrolados. Os autômatos devem ser colocados em funcionamento primeiramente em Lucknow (cidade com 2 milhões de habitantes) dentro de aproximadamente um mês.

De acordo com o chefe de polícia de Lucknow, Yashasvi Yadav, os aparelhos já passaram por diversos testes de voo focados no controle de multidões. “Os resultados foram brilhantes”, disse o oficial em entrevista à agência de notícias AFP. “Nós conseguimos definir procedimentos para utilizá-los de forma precisa, a fim de direcionar multidões em áreas congestionadas.”

Primeiros drones policiais armados

A utilização de drones de segurança para auxílio de corpos policiais tem sido cada vez mais comum em diversas partes do mundo. Entretanto, na maior parte das vezes os autômatos são utilizados apenas para propósitos de vigilância — de forma que a medida tomada pelo governo indiano é a primeira a envolver a utilização de drones armados e programados para ações potencialmente ofensivas contra o público.

Apesar do pioneirismo, entretanto, a utilização promete se tornar cada vez mais comum. A empresa de segurança Vanguard Defense Industries, por exemplo, vem anunciando há algum tempo modelos de drones capazes de ajudar policiais atirando granadas ou bombas de gás lacrimogêneo.

Deste lado do mundo, os EUA, por exemplo, tem discutido a utilização de drones armados. Resta saber, entretanto, se os moldes dos robôs voadores utilizados por aqui serão os mesmos daqueles que devem sobrevoar as manifestações na Índia. Seja como for, parece fácil prever que grande parte do poder coercitivo estatal no futuro será formado apenas por componentes eletrônicos e mecânicos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.