Drone de resgate ganha prêmio de US$ 1 milhão em competição [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Drone de resgate ganha prêmio de US$ 1 milhão em competição [vídeo]

A competição Drones for Good, realizada nos Emirados Árabes, premiou a equipe suíça Flyability com 1 milhão de dólares pelo desenvolvimento do Gimball, drone de busca e resgate à prova de impacto.

A máquina tem formato esférico e é capaz de ricochetear em obstáculos e rolar por superfícies enquanto permanece no ar, capacidade essa inspirada no voo de insetos. Ela pode manobrar facilmente por escadarias e saguões de um prédio em chamas em busca de vítimas, por exemplo. Outras aplicações para o drone sugeridas pelos seus criadores seriam nas áreas de inspeção industrial, segurança e entretenimento.

Isso é possível graças ao seu design, com uma resistente e ao mesmo tempo extremamente leve gaiola feita de fibra de carbono, que protege o mecanismo central do aparelho. Dois rotores que se estabilizam eletronicamente, câmeras, sensores de temperatura e GPS completam o Gimball. Ele pode ser usado até mesmo perto de seres humanos, uma vez que sua estrutura impede que a hélice possa ferir alguém que entre em contato direto com o drone.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.