3 formas RÁPIDAS de saber se seu PC está livre de mineração

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 3 formas RÁPIDAS de saber se seu PC está livre de mineração

Com o aumento da circulação de criptomoedas, quem usa PC pode estar exposto de um novo tipo de problema: a mineração maliciosa de moedas virtuais. É possível, inclusive, que isso esteja acontecendo agora mesmo no seu PC e prejudicando a performance de sua máquina. 

Neste texto, vamos explicar como se esse processo e o que você deve fazer para proteger o seu equipamento, seja você um investidor de cripto ou não. 

O que é e como funciona a mineração? 

(Fonte: GettyImages) (Fonte: GettyImages)

A mineração um método pelo qual novas criptomoedas são produzidas utilizando o poder de processamento de um computador para resolver problemas matemáticos complexos, criados para verificar transações naquela moeda específica. Dessa forma, as máquinas que estão minerandocompetem” entre si para decifrar mais rápido, dessa forma quem resolver o problema primeiro recebe um bloco da moeda. 

É importante destacar que a mineração não é, por si , ilegal ou perigosa. Porém, com o aumento da adesão às criptomoedas, ficou cada vez mais difícil fazer mineração, pois muitos computadores trabalhando ao mesmo tempo.  E uma das formas que alguns hackers conseguiram para continuar minerando e criando novos bitcoins é “sequestrandomáquinas de outras pessoas para que elas trabalhem a seu favor. 

Como saber se sua máquina foi infectada pela criptografia maliciosa 

Os criminosos, ao invadirem um PC, implantam um código de mineração que opera a favor deles toda vez que a máquina for ligada. Isso pode ser instalado por meio de um ataque direto ou por meio de um malware. 

É o chamado criptojacking ou sequestro cripto, a famosa mineração maliciosa. O que acontece é que seu computador acaba se tornando parte de uma rede de máquinas zumbi que ficam minerando escondidas para que o hacker receba as criptomoedas. No caso do dono do PC, além de não ganhar nada com isso, também perde performance da máquina, que se torna mais lenta e vulnerável.

(Fonte: GettyImages) (Fonte: GettyImages)  

É difícil de detectar se realmente o seu PC está sendo utilizado por hackers para mineraçãoafinal, esses softwares são desenhados justamente para ficarem bem escondidos, sem chamar a atenção. Mas 3 sinais que podem indicar que isso está acontecendo com você: 

1. Diminuição da performance

O primeiro indício é você notar uma piora significativa no desempenho do computador: os sistemas e aplicações ficam mais lentos ou passam a travar mais, o seu navegador também fica devagar, demorando a abrir sites que costumavam carregar rapidamente. Outra possibilidade é a bateria começar a descarregar mais rápido do que o normal em notebooks, por exemplo. 

2. Superaquecimento 

Outra pista sobre a mineração maliciosa é se a sua máquina começou a superaquecer. Isso porque, a mineração exige muita capacidade de processamento e faz com que seu PC trabalhe mais, mesmo que você não mude as suas atividades nele. O superaquecimento, inclusive, pode danificar rapidamente o equipamento e diminuir sua vida útil. 

3. Aumento na conta de luz 

Como explicamos, a mineração exige muito de um PC e isso faz com que ele precise consumir mais energia para continuar funcionando. Então, se você não adquiriu novos aparelhos elétricos e continua utilizando os que tem da mesma forma, será possível notar um aumento na conta de luz sem qualquer motivo ou explicação. 

Como se proteger dessa ameaça? 

Uma das melhores formas para se prevenir deste problema é manter boas práticas de proteção online e investir em soluções de cibersegurança 

Nunca clique em links e anúncios suspeitos e desconfie de sites que parecem muito pesados para o conteúdo que oferece ou estão lotados de anúncios, eles podem estar sendo utilizados para mineração sem seu consentimento. 

Utilize um sistema de proteção completo, como o da Kaspersky, líder global no setor. Seus planos oferecem defesa contra vírus e malwares, navegador seguro, bloqueio de sites falsos e segurança contra golpes de criptomoedas e uso não autorizado de dispositivos para mineração 

Se você é um investidor de criptomoedas e deseja utilizar sua própria maquina para minerar, a Kaspersky protege seu PC de ataques, além de oferecer segurança reforçada para as suas credenciais de carteiras cripto. Clique aqui para saber mais! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.