Celular

Mercado global de celulares recondicionados cresce 15% em 2021

De acordo com uma análise do mercado, o envio de dispositivos recondicionados (15%) superou as remessas de aparelhos comuns (4,5%) em 2021

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

27/04/2022, às 10:00

Mercado global de celulares recondicionados cresce 15% em 2021

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Mercado global de celulares recondicionados cresce 15% em 2021 no tecmundo

De acordo com dados da companhia de análise Counterpoint Research, em relação ao ano anterior, o mercado de smartphones obteve um crescimento elevado de dispositivos recondicionados em 2021 — foi registrado um aumento de 15% no envio desses aparelhos ao redor do mundo.

Existem dezenas de dispositivos recondicionados de diversas empresas, mas os destaques acabam sendo os smartphones top de linha da Apple e Samsung — afinal, são aparelhos de alta qualidade por preços muito menores. Inclusive, em 2021 a Apple foi líder em envios de celulares recondicionados.

Com o aumento do interesse em dispositivos recondicionados, as empresas começaram a aumentar o volume e disponibilidade de aparelhos do tipo, principalmente em mercados em desenvolvimento como China, Índia, África, América Latina e Sudeste Asiático.

Enquanto as remessas de novos smartphones cresceram apenas 4,5% em 2021, o envio de smartphones recondicionados aumentou em 15%Enquanto as remessas de novos smartphones cresceram apenas 4,5% em 2021, o envio de smartphones recondicionados aumentou em 15%

Crescimento

“Os smartphones recondicionados fazem parte de dispositivos usados que reingressam no sistema por várias rotas. As trocas são a fonte de crescimento mais rápido para esses smartphones usados, cujo volume cresceu mais de 10% globalmente em 2021. Estamos vendo um aumento anual nos volumes entre os players recondicionados em mercados em desenvolvimento como China, Índia, América Latina , Sudeste Asiático e África”, disse o analista sênior Glen Cardoza.

Na América Latina e Índia, as taxas de crescimento registraram 29% e 25%, respectivamente. Os números nesses mercados também continuam crescendo por conta das trocas que os usuários realizam ao comprar um novo dispositivo — as trocas aumentaram mais de 10% ao redor do mundo.

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.


Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.