Feature phone cancelado da Nokia aparece em vídeo rodando Android

1 min de leitura
Imagem de: Feature phone cancelado da Nokia aparece em vídeo rodando Android
Imagem: Calyx Hikari
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Um feature phone cancelado da Nokia que rodaria uma versão do Android para celulares mais simples apareceu em um vídeo no YouTube. Trata-se do Nokia 400, um dispositivo que não aparecia no noticiário desde 2019.

Publicado no canal do usuário Calyx Hikari, o clipe mostra em detalhes o dispositivo, que é um celular com tela pequena, teclado físico e bateria removível — exatamente como os modelos clássicos da fabricante. Apesar de o usuário esconder o símbolo da empresa, não há dúvidas que o modelo é mesmo o Nokia 400.

Confira:

O Nokia 400 seria um dos dispositivos que rodariam o Google Android for Feature Phones, ou GAFP. Essa seria a versão do sistema operacional da Google para celulares simplificados.

O dispositivo traz alguns recursos interessantes, como o corpo de policarbonato e a interface bastante simplificada para uso, apesar de trazer vários aplicativos úteis e até mesmo o Google Assistente. Segundo as especificações técnicas, ele teria 512 MB de RAM e a versão 8.1 (Oreo) instalada de fábrica.

Um outro vídeo, agora publicado no Twitter de Hikari Calyx, mostra ainda uma espécie de tutorial e propaganda do GAFP. Esse material sugere que o Nokia 400 e outros dispositivos similares seriam focados no mercado indiano. O cancelamento do projeto não teve motivos detalhados por ambas as empresas.