iPhone original briga com o iPhone 12 em teste de velocidade

1 min de leitura
Imagem de: iPhone original briga com o iPhone 12 em teste de velocidade
Imagem: PhoneBuff
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O canal do YouTube conhecido como PhoneBuff fez um experimento bastante incomum. Ele colocou lado a lado um iPhone original e 2G, apresentado e lançado pela Apple em 2007, para "brigar" em termos de desempenho com o iPhone 12, anunciado em setembro de 2020.

Na brincadeira, os dois celulares ligaram um cronômetro e fizeram as mesmas operações em certos aplicativos. O procedimento envolve tirar uma foto, fazer um cálculo e abrir ferramentas como os mapas, o navegador e a App Store.

O início do duelo tem até a ficha técnica dos dispositivos: o mais antigo tem um processador de um único núcleo, uma tela que nem mesmo era HD e 128 MB de RAM, contra 4 GB de RAM, um chip de 3 GHz feito pela própria companhia e tela com resolução de 2532 x 1170 pixels.

Confira o resultado abaixo:

A diferença é óbvia, já que são 14 anos separando os dispositivos, e o iPhone 12 ganha de lavada em termos de interface e velocidade nas operações.

Especialmente no navegador e na loja de aplicativos, a distância fica ainda mais gritante: o modelo mais novo terminou o circuito com 1 minuto cravado, enquanto o antigo levou 2 minutos e meio.

Para que fazer isso?

Segundo os realizadores, o objetivo do experimento é mais matar essa curiosidade e mostrar exatamente o quanto o modelo atual está na frente do primeiro celular da Apple.

O PhoneBuff ainda detalhou como foram feitos os testes. Apenas apps que eram encontrados nos dois dispositivos foram usados e, por estarem pré-instalados, os programas rodam mais naturalmente nos dois casos — ou seja, com serviços baixados a diferença pode ser ainda mais gritante.

Para fazer o teste, foi utilizado um braço robótico em um ambiente controlado, que também contou com monitoramento de temperatura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.