Asus ROG Phone 3 tem taxa de atualização de 160Hz escondida

1 min de leitura
Imagem de: Asus ROG Phone 3 tem taxa de atualização de 160Hz escondida
Imagem: Asus/Reprodução

A Asus lançou o ROG Phone 3 há poucos dias com configurações poderosas, como o novo Snapdragon 865 Plus, 16 GB de RAM e taxa de atualização de 144Hz na tela. No entanto, no último domingo (26), o site XDA Developers publicou que havia encontrado uma forma de aumentar a taxa de atualização para 160Hz.

Nativamente, o telefone permite que o usuário escolha entre os modos de 60Hz (padrão), 90Hz, 120Hz ou 144Hz. O ajuste foi descoberto por Mishaal Rahman, integrante do site, e pode ser habilitado por um comando de depuração que pode ser feito via Android Debug Bridge (ABD).

De acordo com a publicação, uma unidade do ROG Phone 3 está sendo usada com a taxa de 160Hz "há vários dias" sem problemas de estabilidade. Segundo Rahman, a Asus pode ter deixado o modo de fora "pois parece que o display não foi calibrado corretamente".

Como habilitar os 160Hz

Taxa de 160Hz sendo testada na tela de um Asus ROG Phone 3.Taxa de 160Hz sendo testada na tela de um Asus ROG Phone 3.Fonte:  Mishaal Rahman (XDA Developers)/Divulgação 

Utilizar o ADB pode não ser uma das tarefas mais simples. Para ativar o recurso, é preciso utilizar a ferramenta em um computador e inserir o seguinte comando (sem aspas) no terminal ou prompt de comando: "adb shell setprop debug.vendor.asus.fps.eng 1". Para desabilitá-lo, basta substituir o '1' por '0' (zero).

Após inserir o comando, basta reiniciar o celular e selecionar a taxa de exibição de 160Hz nas próprias configurações do sistema. Vale citar que o processo precisa ser feito com o dispositivo conectado ao computador via USB.

Além da taxa nativa de 144Hz, o ROG Phone 3 possui taxa de amostragem de 270Hz. Isso significa que além de ser fluida na exibição, ela ela é mais responsiva ao toque. A tela do smartphone possui 6,59 polegadas com resolução Full HD+, brilho de até 1.000 nits, certificação HDR10+ e proteção Gorilla Glass 6.

Neste momento, não está claro se a Asus pretende liberar a taxa de atualização ainda maior em uma atualização futura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.