11 celulares que esperamos ver em 2020

6 min de leitura
Imagem de: 11 celulares que esperamos ver em 2020
Imagem: TecMundo

Chegamos oficialmente à metade de 2020. Pandemia, crise política, casos gravíssimos de racismo e até nuvem de gafanhotos já marcaram o ano. O mundo da tecnologia também foi impactado com tudo isso, e o mercado viu mudanças nos eventos, lançamentos sendo adiados e até aumentos nos preços de produtos.

Mesmo assim, o primeiro semestre foi cheia de lançamentos de smartphones, dos mais básicos até os top de linha. E como o ano está longe de acabar, ainda tem muitos celulares legais vindo por aí, incluindo alguns que podem levar conceitos novos  como as telas dobráveis  a outros níveis.

O TecMundo fez uma lista com 11 novos smartphones e famílias de celulares que devem chegar ainda em 2020.

1. Google Pixel 4a, 5 e 5 XL

A versão mais acessível do celular da Google daria sequência ao legado do Pixel 3, que é trazer o excelente sistema de câmeras da família a um aparelho com especificações intermediárias. Seu lançamento estava previsto para acontecer originalmente durante a conferência Google I/O em maio.

No entanto, por causa da pandemia, o evento foi cancelado pela Gigante das Buscas e o anúncio nunca ganhou uma nova data.

2. OnePlus Nord, 8T e 8T Pro

Também estamos observando muitos boatos sobre um intermediário da OnePlus, que por um tempo foi conhecido como OnePlus 8 Lite e até como OnePlus Z, e a ideia é que ele servisse como o novo “matador de flagships” da companhia. Imagens recentes divulgadas nas redes sociais da empresa e apagadas em seguida parecem confirmar que o nome do novo celular deve mesmo ser OnePlus Nord.

Além disso, se a OnePlus mantiver seu cronograma habitual, em meados de setembro ou outubro devemos conhecer também os novos top de linha da companhia, o 8T e o 8T Pro.

3. ROG Phone 3 e ASUS Zenfone 7

O ROG Phone 2 foi considerado por muita gente o rei das especificações entre os celulares Android de 2019, e a ASUS já avisou que o sucessor vai ser revelado oficialmente no mês de julho, em um evento em parceria com a gigante dos games Tencent. Um vídeo vazado recentemente mostra o aparelho com design ligeiramente mais discreto, mas ainda com linhas arrojadas.

Já sobre o Zenfone 7, a ASUS está totalmente calada e jogando com as cartas bem pertinho do peito, porque não tivemos qualquer informação até agora. Quando conversamos com o Marcel Campos, executivo da ASUS, sobre isso, ele não deu detalhes sobre o aparelho, mas não confirmou nem negou que o Zenfone 7 fosse repetir o esquema da câmera giratória que diferenciou o Zenfone 6.

4. Xiaomi Mi Note 11 e Mi Mix 4

Segundo rumores recentes, a Xiaomi pode lançar um novo smartphone com câmera de 108 MP ainda em 2020. Ele seria o Mi Note 11, ou Mi CC10 Pro, na China, e teria também uma tela OLED com leitor de digitais sob o painel, uma bateria de 5.500 mAh e o processador Snapdragon 775G, com suporte a redes 5G e NFC.

Além disso, também circulam vários rumores desde o ano passado sobre o lançamento do Mi Mix 4, que desta vez deve contar também com uma variante Pro com tela curvada e taxa de atualização de 120Hz.

5. Família Samsung Galaxy Note 20

Diferente do que muita gente acredita, a linha Note da Samsung não está morta e deve receber novidades, provavelmente em agosto. Os rumores indicam que a família Note 20 virá em dois modelos, mas não está claro se o mais parrudo vai chamar Note 20 Plus ou Note 20 Ultra. Também existe a possibilidade de serem três modelos diferentes, mas nada confirmado.

Seja como for, os aparelhos devem trazer as mesmas opções de processadores que a família S20, variando entre o Snapdragon 865o e o Exynos 990, dependendo da região. Eles devem contar com 12 GB de RAM, resistência a água, recarga wireless reversa, leitor de digitais ultrassônico sob o vidro e, claro, a S Pen renovada com alguns truques inéditos.

6. Samsung Galaxy Z Flip 5G, Fold 2 e Fold E

Sobre os dobráveis, tudo indica que a Samsung deve trazer uma ligeira atualização pro Galaxy Z Flip com uma versão com processadores atualizados, que pode ser o Snapdragon 865 ou Exynos 990, e conectividade 5G. Por esse motivo, a novidade seria chamada de Galaxy Z Flip 5G e não teria outras diferenças.

O evento de agosto também pode ser palco pra revelação da segunda geração do primeiro celular dobrável da Samsung, o Galaxy Fold. O novo modelo manteria o esquema de duas telas, com a interna se desdobrando pra fora pra ficar do tamanho de um tablet.

Temos ainda boatos de um modelo mais básico da família de celulares que viram tablets da Samsung. Chamado de Galaxy Fold E, ele teria sido pensado com o objetivo de ser uma opção menos cara da família.

7. Motorola Razr 2 e Família Moto G9

Prevista também pra agosto está a possível revelação da segunda versão do dobrável da Motorola, o Razr. Ela traria melhorias de design, mas sem perder a identidade nostálgica da família. O hardware pode incluir o processador Snapdragon 765, com suporte a redes 5G, além de até 256 GB de armazenamento e 8 GB de RAM.

8. Huawei Mate 40, 40 Pro e X2

Você provavelmente já está cansado de ouvir isso, mas é improvável que os próximos lançamentos da Huawei tenha suporte aos aplicativos e serviços da Google, então a viabilidade deles no Ocidente fica um pouco comprometida. Mesmo assim, a empresa deve manter seu cronograma e apresentar os novos Mate 40 e Mate 40 Pro para meados de setembro.

Além da família Mate 40, a expectativa é que o evento de setembro também sirva de palco para o anúncio do novo celular dobrável da Huawei, o Mate X2. Enquanto o Mate Xs, revelado em fevereiro, trouxe melhorias para o estilo “celular que desdobra pra fora e vira tablet” da empresa, o X2 seguiria o estilo do Motorola Razr e do Galaxy Z Flip, com uma tela com tamanho de um celular normal, mas que dobra pra dentro pra ficar menor. Um display pequeno externo deve mostrar notificações.

9. Apple iPhone 12

A Apple geralmente anuncia seus novos smartphone de ponta em setembro, então se nada mudar por causa da pandemia, esperamos ver a nova família iPhone 12 também nesse mês. Os rumores indicam um design ligeiramente mais reto, misturando o estilo da geração atual com traços que lembram aos do iPhone 5. Supostamente serão quatro modelos, divididos em iPhone 12, 12 Max, 12 Pro e 12 Pro Max.

10. Nokia 7.3 e 9.3 PureView

Com a parceria da Multilaser trazendo a Nokia oficialmente de volta ao Brasil, vale a pena ficar de olho também nos lançamentos internacionais da empresa. Um deles é o Nokia 7.3, que deve ser um intermediário com suporte a redes 5G. Ele pode vir com o processador Snapdragon 690 ou com um dos chips da linha Dimensity da MediaTek, e os rumores também indicam que ele virá com uma câmera de selfies de 32 MP e quatro traseiras, sendo uma principal de 64 Megapixels, uma ultrawide, uma macro e uma de profundidade. Por enquanto, não temos outras informações, mas o lançamento é esperado para setembro.

Já no campo dos aparelhos de ponta, o esperado é o lançamento do Nokia 9.3 PureView. Ele viria com o Snapdragon 865 e uma câmera de selfies sob a tela. Na traseira, a fabricante teria deixado de lado o conceito esquisito de cinco câmeras do original e apostado em um conjunto triplo mais tradicional, com um sensor principal, um ultrawide e um telefoto.

11. Microsoft Surface Duo

Para encerrar a lista, temos o celular com duas telas da Microsoft, o Surface Duo. Os dois displays têm 5,6 polegadas cada e são acompanhado por uma dobradiça de 370 graus, permitindo usar o aparelho com as duas telas para fora, fechar uma sobre a outra e qualquer posição entre esses dois extremos.

O sistema operacional é o Android e o aparelho supostamente viria com um conjunto de câmeras “de respeito” e com o Snapdragon 865. Ou seja, ele seria lançado no finalzinho do ano, mas com um processador do ano passado, o que é estranho. Nenhum novo detalhe foi divulgado desde que o smartphone foi anunciado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.