Xiaomi registra patente de celular com câmera giratória

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi registra patente de celular com câmera giratória
Imagem: GSM Arena
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Xiaomi registrou a patente de um celular com módulo de câmera embutido em uma tela giratória. O projeto foi localizado pelo site 91 Mobiles em documentação da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) e indica mais uma proposta para impedir a interferência visual de sensores frontais — como entalhes e buracos.

Conforme ilustrações do conceito, o smartphone teria um painel “repartido” e apenas um grupo de câmeras, que poderia ser usado na frente e atrás graças a um mecanismo rotativo. Entretanto, não fica claro como a Xiaomi resolveria potenciais problemas decorrentes desse formato.

Celular não teria entalhe, mas ainda poderia exibir interferência visual na telaCelular não teria entalhe, mas ainda poderia exibir interferência visual na telaFonte:  91 Mobiles/Reprodução 

Exemplo disso é que seria necessário minimizar ou “apagar” a linha horizontal deixada na área superior do visor. A possibilidade de girá-lo também abriria brecha para problemas, como acúmulo de poeira e outros resíduos, ao quais poderiam danificar o aparelho com o passar do tempo.

Outra dúvida que o projeto não responde é como esse sistema funcionaria: se o usuário deveria ativá-lo manualmente ou se de modo automático via desbloqueio facial, por exemplo. Apesar de ser uma proposta atual, não sabemos se de fato a Xiaomi lançará um smartphone desse tipo. Afinal, é comum as empresas de tecnologia fazerem pedidos de patentes que nunca saem do papel.

Atualmente, a Xiaomi já conta com um modelo diferenciado no seu catálogo de produtos, o Mi 9T. O smartphone possui uma câmera frontal no estilo pop-up deslizável padrão e pode ser encontrado no Brasil por cerca de R$ 2.500.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.