Apple deve lançar iPhones com câmeras ToF em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Apple deve lançar iPhones com câmeras ToF em 2020

Apple ainda não anunciou seus novos celulares de 2019, mas os boatos e as especulações sobre os modelos do ano que vem já começaram. Nesta semana, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que dois dos novos modelos da marca programados para 2020 terão um sensor de profundidade 3D de tempo de voo (ToF) traseiro para melhores recursos de realidade aumentada, proporcionando também uma melhor qualidade para fotos.

(Fonte: Pixabay)

O "tempo de voo" é um termo abrangente para um tipo de tecnologia que mede o tempo necessário para que algo (partícula de laser, luz, líquido, gás etc.) percorra determinada distância. No caso de sensores de câmera, especificamente, um laser infravermelho é usado para enviar um pulso de laser, que é refletido pelos objetos à frente e volta para o sensor.

Calculando quanto tempo esse laser leva para viajar até o objeto e voltar, é possível definir a que distância ele está do sensor, já que a velocidade da luz em determinado meio é uma constante. Ao saber onde e como estão dispostos os objetos em uma sala, a tecnologia consegue projetar um mapa 3D detalhado do espaço.

Vantagens

Isso leva a várias vantagens: devido ao sistema baseado em laser, ele funciona para intervalos maiores do que o sistema baseado em grade usado pela Apple para identificação facial, que funciona apenas a cerca de 10 a 20 polegadas de distância do telefone. Em teoria, ele também permite dados mais precisos do que os sistemas de grade IR. Um bom exemplo é o LG G8, que usa um sensor ToF para seus gestos com detecção de movimento.

A Huawei também utiliza a tecnologia em seu P30 Pro. No aparelho, funciona como parte de sua matriz de câmera traseira, que é usada para mapas de profundidade e uma melhor qualidade das fotos. A empresa afirmou no momento do lançamento ter algumas ambições AR para o sensor, observando que o P30 Pro pode medir altura, profundidade, volume e área de objetos reais com mais de 98,5% de precisão. Além disso, esse tipo de tecnologia já é usado em drones e carros autônomos como uma ferramenta para evitar a colisão com obstáculos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.