Samsung turbina memória RAM com a nova LPDDR5 de 12 Gbits

1 min de leitura
Imagem de: Samsung turbina memória RAM com a nova LPDDR5 de 12 Gbits

Samsung vem se dedicando bastante para melhorar a capacidade e o desempenho de suas memórias para dispositivos móveis nesta temporada e agora anuncia a chegada da DRAM LPDDR5 de 12 Gb, construída em arquitetura de 10 nm. O objetivo é municiar as CPUs com maior poder para lidar com o fluxo e a carga de informações da inteligência artificial (IA) e do 5G.

O componente será reunido em pacotes de oito unidades para a confecção dos novos chips RAM de 12 GB. A novidade opera com uma taxa de dados de 5.500 Mb/s, o que chega a ser 1,3 vez mais rápido que a memória móvel anterior, a LPDDR4X, lançada em fevereiro, com entrega de 4.266 Mb/s. 

memória RAMFonte: Samsung/Reprodução

“Quando transformado em um pacote de 12 GB, o LPDDR5 é capaz de transferir 44 GB de dados, ou cerca de 12 filmes full HD (com tamanho de 3,7 GB), em apenas um segundo. O novo chip também usa até 30% menos energia do que seu antecessor, integrando um novo projeto de circuito com clocking aprimorado e recurso de baixo consumo de energia, que garantem desempenho estável mesmo quando operando a uma velocidade incrivelmente rápida”, diz o comunicado da Sammy.

Nova memória no Galaxy Note 10?

O comunicado vem um pouco antes do lançamento do Galaxy Note 10, que deve chegar ao mercado no dia 7 de agosto. Com isso, muita gente já especula a possibilidade do aparelho vir com a nova memória de 12 GB. Mas, há poucas chances disso acontecer.

A produção em massa dos pacotes LPRDDR5 de 12 Gb em memória RAM de 12 GB só devem começar no final deste mês — e há até chances da companhia transferir essa montagem para Pyeongtaek, justamente para atender a demanda global da próxima temporada.

samsungFonte: Samsung/Reprodução

Além disso, o processador Snapdragon 855+, que deve estar no Galaxy Note 10, assim como os mais recentes Exynos, não são compatíveis com a novidade. Isso não impede que a vejamos muito em breve, pois o desenvolvimento da LPDDR5 de 16 Gb já está a caminho para o próximo ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.