Review LG K12+: vale a pena gastar seu dinheiro?

9 min de leitura
Imagem de: Review LG K12+: vale a pena gastar seu dinheiro?

K12+ é o smartphone LG para quem quer um aparelho que não seja exatamente básico, mas que também não fuja muito da faixa dos R$ 1 mil. O problema é que, depois de mais de uma semana de testes, posso afirmar que na prática ele pareceria uma excelente opção de custo-benefício se tivesse sido lançado ano passado. Para 2019, ele simplesmente não está valendo a pena.

Prós
  • Visual bonito
  • Carcaça em plástico resistente
  • Tela com bom equilíbrio de cores e brilho forte
  • Câmera boa para fotos diurnas
  • Bons vídeos estáticos
Contras
  • Design ultrapassado
  • Fotos noturnas e vídeos em movimento pecam
  • Software desatualizado e com defeitos
  • Desempenho fraco
  • Preço incompatível

Essa afirmação não é feita de forma leviana ou sem motivos, já que há várias coisas que se somaram para me passar essa sensação sobre o dispositivo. Confira agora nossa análise completa a seguir e entenda:

Bonito, mas ultrapassado

O K12+ é feito de vidro na frente inteira e de plástico rígido no resto, mas o acabamento premium não passa uma sensação de que o smartphone é de baixa qualidade. Por mais que ele não seja exatamente um aparelho pequeno, a pegada é boa para usar com uma mão só – ao menos se você não tiver mãos muito pequenas.

O sensor de digitais na traseira fica em uma posição boa abaixo da câmera centralizada e o visual da parte de trás é bonito, especialmente na cor azul. Já na parte da frente, por mais que a tela seja mais esticada na proporção de 18:9, as margens acima e abaixo do aparelho ainda são bem pronunciadas, deixando o K12+ com uma cara de celular do começo de 2018.

LG K12+ review análise

Isso só piora com o fato de que o conector na parte de baixo ainda é um micro USB, e não um Type-C. Pelo menos ele ainda tem uma entrada para fones de ouvido. Na lateral direita fica a tecla de energia e na esquerda estão os botões de volume e um dedicado para ativar a Google Assistente. A LG permite desligar essa função – ou partes dela – com configurações diferentes, mas nada de poder remapear a tecla para fazer outras coisas. Por fim, ele não tem proteção contra água e nem Gorilla Glass.

Tela na medida

O display do K12+ tem um painel TFT de 5,7 polegadas na proporção 18:9 com resolução HD+. Para uma tela grande dessas, esse nível de qualidade pode até ser um pouco baixo, mas não dá para exigir muito mais nessa faixa de preço aqui no Brasil. Ainda assim, o resultado não incomoda na maior parte do tempo.

Além disso, a LG mandou bem no equilíbrio das cores e na intensidade máxima do brilho. Dessa forma, por mais que o display não seja ótimo, ele não é dos piores e dá para usar sem problemas em ambientes com luz forte e ao ar livre.

LG K12+ review análise

Câmeras OK

Na parte das câmeras, o K12+ aposta na simplicidade. O sensor na traseira tem 16 MP e lente com abertura f/2.0, enquanto o frontal vem com 8 MP e a mesma abertura f/2.0 – ambos com foco automático.

Considerando que estamos falando de um smartphone não muito avançado, a qualidade das fotos em locais com bastante luz é realmente muito boa tanto nas imagens da traseira quanto nas da frontal. A quantidade de detalhes é boa, as cores ficam vivas sem exagero de saturação e a exposição é equilibrada entre luzes fortes e sombra, mesmo em um dia em que a poluição estava difundindo a luz e atrapalhando a captura.

A iluminação muito forte e direta atrapalha um pouco nas selfies, mas o resultado ainda é utilizável na maioria das vezes. O modo retrato para desfocar o fundo das fotos está incluso na câmera frontal e você pode alterar a intensidade desse efeito. O resultado até fica legal sob condições ideais, que tenham boa iluminação, mas melhor evitar luzes diretas nos fundos.

No escuro, a qualidade cai bastante. A câmera traseira ainda quebra um bom galho em caso de necessidade, mas nada muito impressionante. Nas selfies com pouca luz, os ruídos são bem visíveis e o flash até quebra um galho, mas o foco pode acabar se perdendo, então só dá para a qualidade final não fica muito boa.

A câmera traseira também tem o recurso de AI CAM que a gente viu lá no G7 ThinQ. A LG fala que essa função no K12+ usa inteligência artificial para identificar oito “assuntos” diferentes e faz ajustes nas configurações para melhorar o resultado, mas tenho algumas ressalvas:

  • 1º) Uma das opções é o modo Automático, então na verdade são sete contextos que ele reconhece, não oito
  • 2º) Se no top de linha do ano passado esse reconhecimento já demorava mais que o ideal e nem sempre dava certo, no K12+ isso é pior ainda
  • 3º) As mudanças nas configurações são reais, afetando especialmente a saturação das cores, mas raramente os benefícios do AI CAM vão valer a pena o tempo extra que ele exige antes de aplicar as alterações

Para a gravação de vídeos, o K12+ consegue fazer captações em Full HD nas duas câmeras e tem resultados legais, mas um sistema de estabilização faz um pouco de falta aqui. Resumindo tudo, podemos dizer que ele manda bem para fotos de dia e quebra um galhinho de noite e nas filmagens, pelo menos para um aparelho perto dos R$ 1 mil.

Atualização? Ninguém sabe

O software que você encontra rodando no K12+ é o Android 8.1 Oreo com a interface da LG. Isso quer dizer que por mais que a experiência de uso não seja muito diferente do padrão do sistema da Google, ele tem suas peculiaridades. O celular vem por padrão sem a bandeja de apps, mas você ativar e customizar isso nas configurações. Os menus continuam divididos por abas, mas a organização delas está mais intuitiva que nas versões mais antigas.

LG K12+ review análise

A navegação pelo sistema flui bem, mas de vez em quando ele demora um pouco para executar algumas tarefas – nada que atrapalhe o uso, mas dá para perceber. Um ponto que me incomoda é que, dentro da gaveta de apps, o sistema não guarda a sua escolha de organização, então se quiser manter uma ordem alfabética, por exemplo, vai ter que reorganizar tudo sempre que instalar um novo app.

Outra coisa chata é que, mesmo entre os top de linha de 2018 da LG, poucos já receberam a atualização para o Android 9.0 Pie. Até o momento da publicação desta análise, a LG sequer afirmou oficialmente que o K12+ vai ganhar esse update, então mesmo que isso acabe rolando, provavelmente vai demorar.

Desempenho surpreendentemente fraco

O K12+ vem com um processador octa-core MediaTek Helio P22 com núcleos de até 2 GHz. Ele tem também 3 GB de RAM e 32 GB de espaço interno, que você pode expandir com um cartão micro SD. Os espaços para os dois chips de operadora e o card de armazenamento são separados nas bandejas, o que é sempre bom.

O problema é que, por mais que eu estivesse com as expectativas baixas e nem esperasse um desempenho maravilhoso com essas especificações, ainda assim a experiência que tive foi decepcionante. Não é como se o K12+ tivesse sofrido algum problema grave durante meus testes, mas a utilização foi mais truncada do que a de aparelhos mais baratos e antigos.

LG K12+ review análise

Aplicativos leves frequentemente apresentam engasgadas na navegação, e a abertura da maioria dos apps é demorada para um aparelho que saiu da caixa há menos de um mês. Nos games, títulos leves lançados 2 anos atrás apresentam lentidão de carregamento e quedas frequentes de desempenho. Jogos mais pesados até rodam de um jeito que dá para experimentar, mas não ficam bonitos e nem fluem bem.

Para ser justo, Fortnite foi o único aplicativo que tentei baixar e o K12+ não conseguiu rodar, o que é comum para maioria dos smartphones já só os mais poderosos dão suporte a esse jogo. Mesmo assim, a menos que você realmente esteja com um celular muito ruim hoje, dificilmente vai se sentir satisfeito com esse aqui. Especialmente se quiser jogar alguma coisa.

Benchmarks

Para ver como o LG K12+ se sai em comparação com seus principais concorrentes, o aparelho foi submetido a três aplicativos de benchmark. Os testes utilizados foram o AnTuTu Benchmark 7.0, o Geekbench 4 e PCMark.

LG K12+ AnTuTu benchmark

O app AnTuTu 7.0 permite testar interface, CPU, GPU e memória RAM dos dispositivos. Os resultados são fornecidos individualmente e somados para gerar uma pontuação total. E aqui vale a máxima para os pontos: quanto mais, melhor.

LG K12+ Geekbench benchmark

O Geekbench 4 realiza testes intensivos para medir o desempenho tanto de núcleos individuais quando do conjunto da CPU, além de permitir mensurar a capacidade da GPU do aparelho para tarefas graficamente intensivas. Novamente, aqui temos um caso em que pontuações maiores são sinônimo de resultados superiores.

LG K12+ PCMark benchmark

O PCMark mensura o desempenho do celular durante tarefas comuns de produtividade, como navegação na web, edição de vídeos e fotos e trabalho com documentos e dados em geral. Assim como nos outros casos, totais de pontuação maiores significam resultados melhores.

Bateria que não aguenta muito

A bateria do LG K12+ tem 3.000 mAh e até aguenta um dia inteiro de uso misto longe da tomada, com redes sociais, mensageiros e uma foto ou outra, mas sem muita folga. Caso você esteja acostumado a passar uma hora ou mais jogando online todos os dias, por exemplo, provavelmente vai precisar de uma carga ao entardecer.

Considerando as especificações básicas do aparelho e o tamanho das suas reservas, esse resultado não pode ser considerado muito bom. Além disso, na hora da recarga, ele precisa de aproximadamente 2 horas e 20 minutos para ir de zero a 100%, o que também não é legal.

LG K12+ review análise

Extras

O único alto-falante do K12+ para mídia fica virado para baixo, em uma posição que é fácil de cobrir com as mãos sem querer. O volume é relativamente alto e a qualidade sonora é boa para quem não é audiófilo, mas nada impressionante. Na caixa, estão inclusos fones de ouvido daqueles mais simples, que não são muito bons ou anatômicos, mas são melhores que nada.

Sobre o sensor de digitais, por mais que a posição dele seja fácil de alcançar na traseira, no tempo que passei com o aparelho ele quase nunca funcionava de primeira. A tela normalmente era desbloqueada depois da segunda ou terceira tentativa, mas sequer recadastrar as digitais ajudou a melhorar o resultado inicial.

LG K12+ review análise

Vale a pena?

O preço oficial do LG K12+ é de R$ 1,2 mil, mas pagando à vista em varejistas online e ficando esperto nas promoções dá para encontrá-lo por cerca de R$ 980. No entanto, caso você tenha lido nossa análise até aqui, provavelmente já deve ter percebido que ele não está valendo muito a pena mesmo assim.

Com todos os problemas de desempenho que citamos, não é muito difícil encontrar aparelhos que oferecem experiências melhores e custam menos, mesmo sem ir atrás de importados. Infelizmente, dessa vez a LG realmente não mandou bem.

-----

Ficou interessado pelo aparelho? Mais abaixo você encontra links com os melhores preços para ele. Clicando aqui, é possível instalar a extensão do TecMundo para o Chrome, e seguindo este link  você pode acessar a página do TecMundo Descontos para aproveitar várias promoções legais. Quem tiver alguma dúvida sobre o K12+ pode mandar nos comentários ou perguntar diretamente para mim pelo perfil @leobrjor no Instagram ou no Twitter.

Opção de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.