Câmera do Pixel 3 ganha IA que detecta beijos e mais expressões faciais

1 min de leitura
Imagem de: Câmera do Pixel 3 ganha IA que detecta beijos e mais expressões faciais

O aplicativo de câmera do Pixel 3 ganhou um novo recurso em sua mais recente atualização. Chamado de Photobooth, ele usa Inteligência Artificial para fazer reconhecimento automático das expressões mais comuns em selfies individuais, em dupla ou grupo. Dessa forma, não é preciso tocar o aparelho para tirar um certo tipo de foto com a câmera frontal; basta sorrir, por exemplo.

O Photobooth é ainda capaz de reconhecer as seguintes expressões: língua de fora, “duck face”, beijo, surpresa e “puffy-cheeks” – ato de inchar as bochechas. A novidade, então, deve facilitar bastante o registro de fotos coletivas.

Além disso, o app passa a exibir uma barra branca dinâmica na lateral da tela, que se amplia à medida que a foto melhora. Assim, ela funciona como um indicativo de estabilidade e do momento mais adequado para captura.

Fonte: Google.

A Google tem procurado, cada vez mais, adicionar recursos computacionais na linha Pixel, para garantir a qualidade das imagens – e não tanto ampliar muito o número de sensores, como outras companhias do segmento mobile têm feito. Com certeza, esse é um dos aspectos de maior evidência no Pixel 3 e no Pixel 3XL, versão mais robusta do modelo.

Segundo um blogpost da Google, a tecnologia foi desenvolvida com a ajuda de fotógrafos, que trabalharam para identificar as expressões mais usadas no momento em selfies. Para que o recurso fosse capaz de classificá-las, uma rede neural foi treinada com várias imagens com essas representações. Assim, o Photobooth é um tipo de otimização específico para a dupla de câmeras frontais do Pixel 3.

“Estamos entusiasmados com as possibilidades da fotografia automática nas câmeras dos celulares. À medida que a visão computacional continua a melhorar, no futuro, poderemos confiar em câmeras inteligentes para capturar ótimos momentos”, apontam os engenheiros da Google na publicação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.