AnTuTu mostra que smartphones com notch e 12 GB de RAM estão mais populares

1 min de leitura
Imagem de: AnTuTu mostra que smartphones com notch e 12 GB de RAM estão mais populares

Além de publicar listas com os celulares Android mais poderosos de cada mês, o serviço de benchmark AnTuTu também divulga detalhes sobre as especificações dos aparelhos que são analisados pelo aplicativo. Com isso, podemos ter uma visão sobre como anda o mercado de smartphones, especialmente entre os usuários mais avançados, que fazem uso de aplicativos de benchmark.

No relatório do primeiro trimestre de 2019, o AnTuTu destacou alguns pontos relacionados à resolução e ao tamanho das telas, além de mostrar que o Android Pie está chegando aos usuários mais rapidamente.

Em relação aos visores, tamanhos entre 6 e 6,4 polegadas foram utilizados por 44% dos usuários. Houve ainda uma queda no número de aparelhos com telas de 5,9 polegadas ou menos, confirmando a tendência de crescimento desses componentes, que vem acontecendo há alguns anos. Quem prefere smartphones com telas pequenas deve continuar com problemas para encontrar algum modelo do tipo.

Gráfico.Gráfico de distribuição de tamanho de tela. Imagem: AnTuTu/Reprodução.

A resolução mais popular também subiu, indo de 1920x1080 para 2340x1080. Além disso, o relatório diz que o número de telas com entalhes – sejam eles no formato de gota ou seguindo o estilho de recorte do iPhone X – cresceu em comparação ao último trimestre do ano passado. Parece que o notch chegou mesmo para ficar.

Já quando falamos de componentes internos, os processadores octa-core dominam 75% do mercado de aparelhos que passaram pelo benchmark do AnTuTu. Configurações com 6 GB de RAM também são as mais populares, mas o relatório indica que smartphones com 12 GB de RAM estão ficando mais comuns, embora ainda não apareçam separadamente no gráfico.

Gráfico.Distribuição de quantidade de memória RAM. Imagem: AnTuTu/Reprodução.

O sistema operacional utilizado também faz parte da análise e indica que o Android Pie está chegando com mais velocidade do que as atualizações anteriores lançadas pelo Google. Atualmente, ele corresponde a 34% dos usuários dos AnTuTu. Lembrando que esse número não é representativo da população geral, mas pode indicar que pelo menos os topo de linha estão recebendo a nova versão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.