Diariamente, vários aplicativos são lançados na App Store e na Google Play, mas uma nova análise de dados da loja da Apple acaba por mostrar que os usuários não estão tão interessados nessas novidades, preferindo instalar sempre os mesmos apps.

Eric Feng, antigo CTO do Hulu, começou a analisar a API da App Store e percebeu que cada vez mais, os usuários instalam aplicativos já conhecidos, deixando de lado novidades. De acordo com Feng, isso pode ser uma prova que Elon Musk estava certo ao afirmar que boa parte do que precisava ser inventado na internet já existe.

"Instagram fez fotos ruins parecerem boas, WhatsApp tornou a troca de mensagens gratuita, Waze nos ajuda a economizar tempo dirigindo, Spotify tornou música acessível e no momento que você quiser ouvir, Netflix e Hulu fez o mesmo com filmes e TV, e assim em diante. Como Elon Musk disse, os maiores desafios de computação móvel já foram resolvidos por aplicativos.", disse Feng.

O que será que causou isso?

Ele menciona duas estatísticas da App Store, uma que mostra que o número de downloads na lista dos 30 aplicativos mais populares não mudou quase nada nos últimos cinco anos. Isso significa que é necessário ter, aproximadamente 230 mil downloads semanais para aparecer ali.

A segunda é o tempo de existência dos apps nessa lista de Top 30. "Em 2014, a média de tempo de disponibilidade dos apps do Top 30 era de 625 dias. Hoje em dia, essa média é de 1.853 dias, com apps com mais de 5 anos de existência como destaque.

Imagem: Reprodução/Apple

Segundo Feng, isso significa que usuários estão preferindo baixar sempre os mesmos aplicativos, que já estão mais estabelecidos e que amadureceram ao longo de sua existência, em vez de instalar apps lançados há pouco tempo, como faziam em 2014.

Isso não acontece com os jogos da loja, em que 85% dos títulos dos Top 30 têm menos 2 anos de existência, mostrando uma preferência dos jogadores em games novos e que jogos antigos podem não satisfazer tanto os usuários como antes.