Qualcomm cria suporte para headset de realidade mista em celulares 5G

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm cria suporte para headset de realidade mista em celulares 5G

Durante o Mobile World Congress 2019 (MWC) na última segunda-feira (25), a Qualcomm anunciou um suporte ecossistêmico de realidade mista (RM) para smartphones com rede 5G. A empresa indicou que a novidade estará disponível para aparelhos com Snapdragon 855, seu mais avançado processador.

A tecnologia de RM da Qualcomm combina experiências de realidade virtual e realidade aumentada. LG, Acer e Sprint foram apontadas como suas parceiras iniciais, mas outras marcas também demonstram interesse na solução, como Asus e HTC. Operadoras, como Tim e Vivo, também dizem aprová-la.

Light. Fonte: neal via Vulture Beat

Dois projetos devem receber a tecnologia: OJO 500, headset da Acer de RM para Windows; e Light, óculos de RM da nreal — ambos anunciados na última edição da Consumer Electronics Show (CES). Os dispositivos apresentam conceitos visuais diferentes, provavelmente porque a Qualcomm ainda não determinou um padrão de design para que fabricantes introduzam sua RM em outros aparelhos.

OJO 500. Fonte: Acer

A única certeza até o momento é de que os headseats deverão ter monitores próprios e poderão executar aplicativos a partir da conexão via USB-C entre celular e óculos. No entanto, essa experiência só poderá ser testada com os recursos que teoricamente a rede 5G pode oferecer, como alta transmissão de dados móveis com baixa latência.

“Em colaboração com as partes interessadas no ecossistema, estamos trabalhando para o objetivo comum de transformar a maneira como o mundo se conecta e se comunica, oferecendo experiências imersivas e de qualidade superior com a 5G”, afirmou Hugo Swart, diretor de gerenciamento de produtos da Qualcomm em comunicado oficial da companhia.

Mesmo com todo o otimismo diante do headseat de RM e o posicionamento favorável de várias operadoras, a tecnologia 5G ainda não está acessível; e ainda não se sabe quando de fato ela chegará até o consumidor final. Isso tudo considerando que já é possível encontrar no mercado pelo menos um dispositivo com Snapdragon 855, como é o caso do recente Mi Mix 3 da Xiaomi.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.