Os criadores de Pokémon GO já haviam anunciado que estavam com um "grande projeto" no forno e, nesta segunda-feira (5), ele ganhou vida: a Niantic acaba de lançar Ingress Prime, jogo mobile de mundo real que transforma cidades e bairros do planeta em um vasto universo de ficção científica. O título já pode ser baixado gratuitamente no Android e no iOS.

O intuito é fazer uma intersecção entre jogos mobile de mundo real e um gameplay no formato MMO, unindo jogadores do mundo inteiro para impulsionar a narrativa. Para isso, o game utilizará tecnologia de geolocalização para revelar o tabuleiro global e portais disfarçados de obras de arte e marcos públicos.

"Os Agentes iniciarão suas jornadas em Ingress Prime com uma história interativa que introduzirá os jogadores ao universo de ficção científica imersivo e às mecânicas de jogo necessárias para capturar portais e o recurso conhecido como Matéria Exótica (XM)", diz o comunicado enviado à imprensa. Ao completar o treinamento, os jogadores deverão escolher um lado, entre Os Iluminados e A Resistência, duas facções que lutam pelo controle desses marcos públicos e pelo destino do mundo.

gaga

“O Ingress Prime foi construído na Plataforma de Mundo Real da Niantic e serve como um impulsionador de inovações em gameplay e tecnologia para todos os produtos da Niantic”, declarou John Hanke, fundador e CEO da Niantic. 

Mundo em transformação

Assim como com o original, a história de Ingress Prime vai evoluir e se modificar de acordo com as interações dos Agentes de Ingress, e com os eventos “Anomalia” do mundo real. Conforme os Agentes colaboram entre si e completam missões, a história será expandida através de um novo hub interativo (www.ingress.com/investigate), que serve como ponto de entrada para o universo de Ingress. Uma nova websérie de Ingress, “O Projeto Dunraven”, combinará narrativa e conquistas de Agentes do mundo real. Assista ao primeiro episódio:

“Anomalia”, eventos do mundo real que são marca da Niantic, terão também grande importância em Ingress Prime, colocando a conclusão dos principais arcos narrativos nas mãos dos Agentes. Essas Anomalias unem Agentes de ambas as facções em um fim de semana de competição, exploração e celebração. A Niantic planeja sediar 12 eventos de Anomalia “Primários” de larga-escala (três a cada trimestre na Ásia, Europa e nas Américas), complementado por mais de 100 eventos Anomalia “Satélite” organizados pela própria comunidade. Os novos eventos começarão em 17 de novembro em cidades como Barcelona, Austin e Hong Kong. A lista completa de eventos pode ser encontrada em www.ingress.com/events. 

Toda uma nova dimensão do mundo de Ingress será apresentada em “The Ingress Anime”, uma série animada por computador inédita desenvolvida em colaboração com a Fuji TV e Craftar Studios no Japão. Ele será lançado mundialmente em 2019 na Netflix. O anime combina elementos como Agentes Ingress, gameplay e narrativa em um thriller de aventura sci-fi, e a trilha sonora conta com trabalhos de diversos artistas, incluindo Alt-J. Veja a abertura do anime:

Conteúdo extra em Pokémon GO

Para comemorar o lançamento de Ingress Prime, a Niantic revelou que Pokémon comemorativos estarão disponíveis em Pokémon GO: Cubone BrIlhantes verdes e PonytaS Brilhantes azuis poderão ser capturadas. Além disso, os jogadores também vão receber avatars in-game.

Niantic anuncia Ingress Prime, jogo mobile que faz mundo real virar ficção via Voxel