Os 10 celulares Android que mais marcaram época (até agora)

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 celulares Android que mais marcaram época (até agora)

Android completou 10 anos em setembro de 2018 e nada mais justo do que relembrar alguns aparelhos que rodam o sistema operacional da Google. A gente selecionou aparelhos que marcaram época por vários motivos diferentes, e listou dez por ordem de lançamento.

Antes de partir para o conteúdo, não se esqueça assinar o canal do TecMundo no YouTube para mais vídeos como esse. Será que o seu Android favorito está nessa lista? Vamos descobrir!

1) HTC Dream

Um celular.

Impossível não citar o primeirão. O HTC Dream foi lançado em setembro de 2008 como estreia do Android. Ele seria completamente diferente e mais parecido com um Blackberry até 2007, quando a Apple lançou o iPhone e obrigou a equipe a recomeçar do zero. O Dream tinha uma tela sensível ao toque e teclado deslizável na horizontal, só 192 MB de RAM e integrações nativas com serviços da Google, como o Gmail. Não estourou em venda, mas começou uma bela história.

2) Motorola Milestone

Um celular.

O Motorola Droid, ou Milestone, foi lançado em 2009 e chegou a ser considerado o Android definitivo. Ele tinha teclado retrátil na horizontal e várias funções pro mercado corporativo, um visual conservador meio quadradão até pro período e tela com mais resolução que o iPhone da época. A versão 2 também foi bem elogiada, mas logo o formato caiu em desuso.

3) Sony Xperia Play

Um celular.

Em dez anos de Android, deu pra atirar pra todos os lados e fazer experimentos variados. É o caso do Sony Ericsson Xperia Play, de 2011, que em vez de teclado deslizável na horizontal tinha um esquema de controles pra ser usado em jogos. Ele tinha características relativamente altas, mas o catálogo da Play store não era tão atrativo e ele era bem caro. Mesmo assim, foi sonho de consumo de muita gente, e smartphones gamers voltaram à moda atualmente.

4) Galaxy SII

Um celular.

O Galaxy SII não foi o primeiro da linha mais famosa da Samsung, mas foi o que mostrou que a briga com os iPhones seria dura. O processador dual-core, a tela de 4,2 polegadas e os 16 Gb de memória interna eram mais que suficiente pra muita gente, e a durabilidade do aparelho manteve ele por anos no mercado e como favorito do público. Lançado em 2011, foi um sucesso de vendas e deu a direção pra sul-coreana seguir o caminho no setor.

5) Galaxy Y

Um celular.

O Galaxy Y, codinome pra Young, foi o primeiro smartphone de muita gente. Esse modelo de 2011 pesava só 98 gramas, contava com tela de 3,3” e tinha especificações super modestas até mesmo pra época, incluindo só 180 MB de espaço interno. Por outro lado, essa simplicidade tornou ele bastante acessível pra todos os públicos e, se você não foi dono de um, com certeza conheceu alguém que teve.

6) Moto G

Um celular.

O primeiro Moto G, lá de 2013, também não podia ficar de fora. O intermediário da Motorola, na época em que intermediário ainda realmente respeitava o nome dessa categoria, foi um sucesso absurdo inclusive no Brasil. Preço baixo, força no marketing e especificações boas pro dia a dia garantiram o sucesso da linha, que dura até hoje.

7) Galaxy S4

Um celular.

E claro que a gente não podia deixar de fora o campeão de vendas. De 2013, o Galaxy S4 foi o aparelho de venda mais rápida da história do Android na época, com 10 milhões de unidades vendidas em um mês e 40 milhões em um semestre. Ele não mudou muito o design em relação ao S3, mas melhorou bastante a parte técnica, de tela e suporte a multitarefas graças ao chip de qualidade.

8) LG G2

Um celular.

O desempenho nas vendas do S4 é ainda mais impressionante quando vemos um de seus concorrentes: o LG G2, também de 2013. O modelo é considerado até hoje um marco na história da empresa, com bordas finas e arredondadas, botões posicionados na parte traseira do aparelho, hardware poderoso, câmera de 13 MP e tela de 5,2 polegadas, considerada generosa pra época. Ele devolveu a LG pro setor de celulares e traz boas memórias dos fãs.

9) Nexus 5

Um celular.

A Google revolucionou a parte de software primeiro, mas depois passou também a controlar os hardwares. É a família Nexus, fruto de parcerias com várias fabricantes, e que teve no Nexus 5 um de seus modelos mais icônicos. O Nexus 5, da LG, é de 2013 e sucedeu o também ótimo Nexus 4. Ele apresentou boas novidades, como integrações inéditas com o Android e um design com uma traseira bem chamativa. Além disso, mostrou que a Google sabia o que tava fazendo também em questão de aparelhos. A linha Pixel tem tudo pra entrar pra história também, mas ainda precisa de tempo pra deixar a sua marca.

10) OnePlus One

Um celular.

Você pode nem lembrar do OnePlus One, mas muita gente começou a prestar atenção nos smartphones chineses lá em 2014 com esse lançamento. A OnePlus é uma marca que saiu quase do nada pra brigar com as gigantes com uma estrutura muito mais modesta, mas provando que era possível lançar algo diferente e acessível em termos de top de linha. Ele já saiu com 3 GB de RAM, tela de 5,5” e um design original.

...

Vale lembrar que essa é uma seleção feita pelo TecMundo e com base em vários critérios técnicos e históricos, o que significa que cada um tem a lista lista de preferidos. E aí, quais foram os smartphones Android que mais marcaram na sua opinião? Deixe o seu comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.