Gboard testa nova busca inteligente que recomenda cards, stickers e GIFs

1 min de leitura
Imagem de: Gboard testa nova busca inteligente que recomenda cards, stickers e GIFs

Google vem realizando algumas alterações para trazer novidades para o Gboard, seu teclado virtual para dispositivos Android — a exemplo da chegada dos minis, criados a partir de selfies. E uma das novidades é a mudança de formato da logo colorida da companhia de Mountain View se transformando em diferentes ícones, de acordo com sua busca.

Segundo dicas de bastidores conseguidas pelo Android Police, ao escrever algo na caixa de entrada do Gboard, o “G” colorido se transforma em um rostinho com sorriso — a famosa smiley face — ou em uma lupa. Ao pressioná-los, você acessa cartões com informações, notícias, stickers ou GIFs.

gboard

Esse recurso pode ser muito poderoso para fornecer ajuda contextual sem precisar solicitá-lo. Por exemplo, quando em uma conversa, o tipo apropriado de mídia expressiva pode aparecer, semelhante a como os emoticons podem ser exibidos na linha de sugestões, junto com sugestões de texto. É mais rápido do que os usuários terem que procurá-lo manualmente, primeiro tendo que navegar para a seção apropriada no Gboard.

gboard

É bem possível que haja uma maneira de desligar essa ferramenta, devido a implicações de dados privados. A atualização vem sendo testada desde a versão 7.2 do app, mas não está disponível para todos os aparelhos e ainda não há previsão de distribuição. Mas, como já há diferentes capturas de imagem sobre o mesmo recurso, pode ser que sua edição final para lançamento esteja bem próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.