Entenda como funciona o sistema de resfriamento do Galaxy Note 9

2 min de leitura
Imagem de: Entenda como funciona o sistema de resfriamento do Galaxy Note 9
Imagem: pcworld

2018 tem sido o ano em que smartphones aparecem no mercado com especificações cada vez mais impressionantes, sendo que alguns modelos inclusive foram lançados com foco especial em games. O Galaxy Note 9 da Samsung não é um desses aparelhos, mas ele também consegue lidar com jogos pesados sem titubear por conta do seu hardware parrudo e, especialmente, por conta do seu sistema de resfriamento de alta capacidade. Em uma postagem em seu site oficial, a coreana explicou como esse recurso funciona.

A ideia inicial para construir "Water Carbon Cooling" do Note 9 veio de um sistema similar que o time de engenheiros da coreana havia criado oara o Galaxy S7. O aparelho tinha internamente uma cânula feita de um material poroso e preenchido com água. Quando o calor do chipset encontrava esse material, a água evaporava dentro da cânula e levava o calor consigo para outra parte do aparelho. Posteriormente, a água condensava novamente, se transformando em líquido que poderia ser utilizado mais uma vez para dissipar calor.

galaxy s7Galaxy S7 serviu de base para a criação do sistema de resfriamento do Note 9

A parte mais difícil foi tornar esse sistema de resfriamento mais eficiente

O objetivo da Samsung então foi tornar esse mesmo sistema maior e mais eficiente para atender as necessidades térmicas previstas para o Note 9. “A parte mais difícil foi tornar esse sistema de resfriamento mais eficiente”, disseram os engenheiros na publicação oficial da Samsung.

Para resolver isso, eles adicionaram uma camada de cobre ao material poroso, que era feito de fibra de carbono. O cobre ajudou a transferir o calor mais rapidamente para as camadas superiores do Water Carbon Cooling System, mantendo o chipset poderoso do Note 9 sempre “fresquinho”.

note 9

Para tornar esse sistema maior do que o modelo original, a Samsung resolveu dar um verdadeiro salto. Para você ter uma ideia, o sistema de resfriamento do Note 9 tem 350 mm³ de volume, enquanto o do Galaxy S9 tem 95 mm³. Em comparação com o do Note 8, o sistema do novo aparelho absorve três vezes mais calor e consegue conduzir essa energia 3,5 vezes melhor.

A Samsung atribui o desempenho do Note 9 em games como Fortnite ao fato de a marca ter sido capaz de dissipar o calor do aparelho de forma mais eficiente. Com isso, o chipset sempre roda em baixas temperaturas e, dessa maneira, evita o “thermal throttling” ou “estrangulamento térmico” — quando o chip automaticamente diminui seu próprio desempenho a fim de evitar superaquecimento.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.