A Google anunciou em julho a chegada da Titan Security Key, uma chave física que se parece com uma versão estilosa de um controle remoto de portão eletrônico, mas, na verdade, é um dispositivo de autenticação certificado pelo padrão internacional FIDO. A ideia do produto é básica: servir como complemento para o login, elevando o nível de segurança do sistema de autenticação de fator duplo da companhia.

“As chaves de segurança podem auxiliar na proteção de sua Conta Google bem como na de outros serviços para empresas e consumidores ao ajudar a defender contra phishing e outros ataques de engenharia social que tentam roubar as suas credenciais”, escreve o diretor de produto do Google Cloud Christiaan Brand.

Google Titan Security KeyGoogle Titan Security Key já está à venda para o grande público nos Estados Unidos.

A Titan Key se conecta via USB, Bluetooth ou NFC com os outros dispositivos para confirmar a autenticação após o usuário digitar os seus dados de login e senha no serviço em questão. A Google informa que as suas chaves de segurança podem ser utilizadas em quaisquer serviços que apresentem suporte para este tipo de produto como segundo fator de autenticação.

Essas chaves de segurança são as mesmas já usadas pelos mais de 85 mil funcionários da Gigante da Web, que jamais teriam relataram um único caso de phishing após a adoção do método. Inicialmente disponível apenas para clientes do Google Cloud, ela já pode ser comprada por qualquer pessoa na Google Store — o kit inicial sai por US$ 50.