Android 9.0 Pie não deve aceitar apps de gravação de conversas telefônicas

1 min de leitura
Imagem de: Android 9.0 Pie não deve aceitar apps de gravação de conversas telefônicas

Apps criados para gravar chamadas telefônicas sempre levantam certa polêmica quando se fala em privacidade. Há regras diferentes de acordo com o país ou a região e isso dificulta a vida de quem cuida do sistema operacional dos dispositivos móveis, neste caso a Google. A companhia já havia removido a API com essa funcionalidade do Android 6.0 Marshmallow e para utilizar atualmente é necessário baixar um software de terceiros. Com o Android 9.0 Pie as coisas serão diferentes.

Segundo relata o site Piunikaweb, alguns desenvolvedores, a exemplo dos criadores do Call Recorder - ACR e do BoldBeast Android Call Recorder já estão avisando os usuários que seus utilitários não terão suporte para o novo SO da Gigante das Buscas.

“Gostaríamos de informar nossos usuários de que não haverá solução alternativa de gravação de chamadas no Android 9 ou superior. Nenhum aplicativo de gravação de chamadas poderá fazer isso. Felizmente, poucos desenvolvedores encontraram uma solução alternativa e funcionou até o Android 8.1. Infelizmente, descobrimos que o Google fechou essa solução alternativa para o Android 9”, diz a ACR.

android

Seria possível continuar gravando as chamadas fazendo modificações no root do aparelho — o que não é aconselhável porque assim ele perde sua garantia. Outras informações dão conta de que a Google estaria trabalhando em uma maneira de identificar o registro das conversas por meio de um alerta que poderia ser ouvido por quem está falando a cada 15 segundos.

Há ainda a possibilidade de companhia embutir seu próprio app para isso, com medidas que já estejam de acordo com as leis de privacidade da maioria das localidades. A empresa de Mountain View por enquanto não falou nada a respeito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.