Sony Xperia XZ2 Compact: review/análise [vídeo]

12 min de leitura
Imagem de: Sony Xperia XZ2 Compact: review/análise [vídeo]

Xperia XZ2 Compact foi lançado pela Sony aqui no Brasil como uma das raras opções de smartphones top de linha com corpos realmente pequenos, o que é algo cada vez mais difícil de encontrar, especialmente entre os aparelhos Android. Ao mesmo tempo, ele é um dos primeiros modelos da empresa japonesa a deixar para trás o estilo visual quadradão que fazia os celulares anteriores da marca parecerem tão antiquados.

Prós
  • Perfeito para uso em uma mão
  • Construção robusta e resistente
  • Poder de fogo de ponta
  • Boa experiência multimídia
  • Vídeos em 4K com HDR e SuperSloMo em Full HD
Contras
  • Bateria decepcionante
  • Recarga rápida custa mais
  • Selfies fracas
  • Modo Bokeh ineficiente
  • Leitor de digitais mal posicionado

Isso não quer dizer que o design dele agora é um dos mais modernos do mercado, mas com certeza esse é um aparelho que tem suas vantagens para quem não curte telas grandes. Por outro lado, ainda há algumas coisas que a Sony não melhorou muito, como a duração da bateria. Confira mais detalhes na nossa análise completa a seguir.

Ergonomia é o que há

Começando pelo design, o XZ2 Compact combina frente em vidro com bordas curvas, laterais em metal fosco e traseira em policarbonato – o que basicamente quer dizer plástico rígido com uma textura que passa a sensação de algo emborrachado. Com isso, ele consegue ser liso sem escorregar da mão e tem uma estrutura robusta.

Com a tela de 5 polegadas em proporção de 18:9, o aparelho tem um corpo que faz jus ao nome Compact e se encaixa muito bem em uma mão só. A Sony finalmente deixou aquele estilo quadrado para trás, colocando curvas não só nas laterais, mas também na traseira do aparelho. O resultado disso é que o XZ2 Compact é realmente gostoso de segurar com uma mão só.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Por mais que não dê para dizer que o visual do aparelho chega perto do estilo moderno dos smartphones quase sem bordas das outras marcas, a mudança foi uma boa evolução em comparação com o estilo antigo da Sony. Eu achei o resultado bonito. O lado ruim é que a traseira curvada acaba o fazendo passar de um centímetro de espessura.

Mudanças não muito práticas

A Sony tirou a entrada de fone de ouvido do celular, então quem não tiver acessórios com conexão Bluetooth vai ter que ficar andando um adaptador para a porta USB-C incluso na caixa. Fora isso, outros padrões da Sony foram mantidos, como o botão dedicado para a câmera na mesma lateral das teclas de energia e volume.

O XZ2 Compact continua protegido contra água e poeira com certificação IP68 e ainda tem um leitor de impressões digitais, que agora deixou de ser na lateral e passou para a traseira. O lugar não é difícil de alcançar com a mão, mas como o aparelho é pequeno, o sensor não fica em uma posição muito natural, então você vai ter que tatear um pouco para encontra-lo enquanto não se acostumar. Eu, particularmente, preferia a biometria na lateral.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Display de qualidade

Voltando agora para a tela. O painel tem resolução Full HD+, o que é mais que o suficiente para garantir uma ótima densidade de pixels no display de 5 polegadas. Dessa forma, a quantidade de detalhes exibidos é muito boa. O painel utilizado pela Sony é IPS LCD com a tecnologia Triluminos, o que ajuda a melhorar bastante a qualidade da reprodução de cores.

As tonalidades e a saturação ficaram tão boas que eu tive dificuldade de perceber alguma diferença mesmo colocando o celular lado a lado com outro com tela AMOLED, então esse é um ponto a favor da Sony. A intensidade do brilho também não está devendo nada, permitindo usar o celular sem problemas mesmo sob o sol.

Sony Xperia XZ2 Compact review

O único ponto em que o IPS LCD perde é na reprodução dos tons de preto, que ainda é melhor em painéis AMOLED. Pelo menos a tela do XZ2 Compact continua dando suporte à tecnologia HDR, então o contraste e o equilíbrio de exposição ficam muito bons em conteúdos compatíveis.

Hardware para brigar na ponta

O XZ2 Compact é rápido e poderoso em geral, com poucos concorrentes entre os aparelhos com telas abaixo de 5 polegadas

Indo para o desempenho, aqui encontramos um hardware digno de um top de linha de 2018. O processador é o Snapdragon 845 da Qualcomm, e ele é acompanhado por 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento. Quem achar que isso é pouco não vai ter outra opção por parte da Sony, mas ao menos é possível expandir o espaço usando um cartão micro SD.

Com esse conjunto, não é surpresa que o XZ2 Compact seja um aparelho rápido e poderoso em geral. Ele roda sem qualquer problema todos os aplicativos e redes sociais, e também tira de letra todo tipo de jogo, dos mais simples até os mais pesados. Nada a reclamar por aqui.

Considerando que todo esse poder de fogo está dentro de um corpo compacto, podemos dizer que o dispositivo praticamente não tem concorrentes a altura entre os celulares Android com telas de 5 polegadas ou menos aqui no Brasil. A única alternativa de top de linha que me vem à mente sem depender de importação é o iPhone 8, que vem com iOS e foi lançado em 2017.

XZ2 Compact especificações

Benchmarks

Para ver como o Xperia XZ2 Compact se sai em comparação com seus principais concorrentes, o aparelho foi submetido a três aplicativos de benchmark. Os testes utilizados foram o 3DMark (Slingshot Extreme), PCMark e Vellamo. Normalmente, incluiríamos aqui o AnTuTu Benchmark, mas como a metodologia do teste mudou na versão 7.0 do app, ainda não temos dados de dispositivos suficientes para fazer comparações justas.

Xperia XZ2 Compact 3DMark

O 3D Mark oferece uma série de testes para benchmark de smartphones. Entre eles, o Slingshot Extreme permite comparar diretamente entre processadores e GPUs em conteúdos acima do Full HD. A resolução do display é um fator que pode afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

Xperia XZ2 Compact PC Mark

O PCMark mensura o desempenho do celular durante tarefas comuns de produtividade, como navegação na web, edição de vídeos e fotos e trabalho com documentos e dados em geral. Assim como nos outros casos, totais de pontuação maiores significam resultados melhores.

Xperia XZ2 Compact Vellamo

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes aos smartphones, medindo o desempenho durante o acesso de conteúdo na internet por meio de navegadores no primeiro e a performance do processador no segundo. Novamente, números maiores indicam resultados melhores.

Boa câmera traseira

Seguindo para as câmeras, o XZ2 Compact vem com um sensor traseiro de 19 MP e lente com abertura de f/2.0. Não parece muito impressionante no papel, mas na prática a Sony manda bem sim e as fotos saem muito boas de dia, com detalhes nítidos, cores vívidas e bem equilibradas e foco preciso em geral. Os resultados também são bem dignos mesmo no escuro, por mais que a qualidade caia um pouco.

Como o aparelho não tem duas câmeras, ele usa um recurso de software para tirar retratos com fundo desfocado. Ativando a função Bokeh, o celular vai pedir para você manter a câmera firme no lugar enquanto ele tira duas fotos, e depois permite que você escolha a intensidade do desfoque do fundo. Quando dá certo, o resultado fica legal, mas a resolução máxima aqui é de 8 MP – e rolam uns erros bizarros de vez em quando.

O modo manual continua tendo boas opções de configuração, chegando a um ISO de até 12.800, o que é de longe o maior valor que já vi em um celular. Por outro lado, a menor velocidade possível para o obturador é de 1 segundo, então pode esquecer fotos com longa exposição. Considerando tudo isso que eu falei sobre as fotos da câmera traseira, dá para dizer que o XZ2 Compact manda bem. Ele não consegue superar os modelos maiores do mercado de ponta, mas a qualidade é boa o bastante para agradar a maioria das pessoas.

Super câmera lenta melhorada

Nos vídeos, ele filma em 4K e também consegue fazer gravações em HDR. Somando isso ao sistema SteadyShot de estabilização eletrônica, as gravações saem boas em geral. E você se lembra do Super Slow Motion com gravações a 960 quadros por segundo, que apareceu primeiro no Xperia XZ Premium e no XZ1, e depois foi até para o Galaxy S9? Essa função está de volta aqui e teve sua resolução máxima melhorada de HD para Full HD – o que é ótimo –, mas isso não quer dizer que outras limitações desse recurso foram resolvidas.

O resultado continua só saindo legal se você estiver filmando ao ar livre, já que as imagens saem bem ruins mesmo ambientes internos iluminados. Além disso, a duração do super slow motion continua muito curta em Full HD, só 3 segundos. O tempo entre o toque no botão e o acionamento da função está melhor do que era no XZ Premium, mas como o intervalo ainda é bem curto, não é sempre que você vai pegar o momento perfeito.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Seria uma boa ideia se a Sony tivesse seguido a deixa da Samsung aqui e incluído um modo automático de ativação igual ao do S9, o que ajuda a tornar a super câmera lenta mais útil. Mesmo assim, dá para pelo menos aumentar a duração do efeito de 3 para 6 segundos se você reduzir a resolução de volta para HD. Não é o ideal, mas ajuda.

Selfies fracas, mas com 3D

Na câmera frontal, o XZ2 Compact tem um sensor de 5 MP e lente com abertura de f/2.2, e aqui as coisas não estão muito boas. Em lugares bem iluminados, as imagens até saem com uma qualidade legal em geral, mas basta prestar atenção para notar distorção nas laterais das selfies. Indo para ambientes com luz um pouco mais fraca, já é possível ver um bocado de ruído. No escuro, então, o resultado é ruim – nem mesmo usar a tela como flash ajuda muito.

Para encerrar, o XZ2 Compact continua deixando você usar as câmeras para criar modelos 3D, mas agora também dá para usar a câmera frontal para fazer selfies em três dimensões com facilidade. Antes, o sistema de modelagem tridimensional era exclusividade dos sensores traseiros de outros celulares. É mais uma firula do que algo realmente útil, mas pelo menos você pode usar como fundo de tela, compartilhar ou usar com outros recursos da Sony.

Android com poucas intervenções

Indo agora para a interface, o Compact vem de fábrica com o Android 8.0 Oreo em sua versão modificada pela fabricante japonesa. Isso basicamente significa que o visual e a experiência de uso continuam muito parecidos com o sistema puro da Google, com algumas adições de funções e reorganizações por parte da fabricante japonesa.

Uma coisa que vale destaque aqui é a possibilidade de usar o Xperia Actions para automatizar ações na hora de dormir, durante o trabalho ou quando estiver jogando algo, por exemplo. Não é algo inédito, mas é útil mesmo assim. Além disso, as configurações de equalização e melhoria de áudio também continuam boas por aqui.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Fora isso, também é seguro afirmar que o XZ2 Compact deve receber uma atualização para o Android P, mas por enquanto não temos como saber quando a Sony vai liberar isso. Provavelmente ainda vai demorar bastante.

Bateria: o calcanhar de Aquiles

Se há um ponto em que a Sony continua errando, é na bateria. Mesmo com uma tela pequena, as reservas de 2.870 mAh do Compact não dão muito caldo. No nosso teste de stress, com reprodução contínua de um vídeo no YouTube por uma hora com o brilho da tela no máximo, ele consumiu energia o suficiente para ficar sem força em 5 horas e 40 minutos, o que é ruim.

O mau resultado se repetiu durante a utilização, especialmente com um padrão intensivo. A bateria acabava chegando nos 15% antes do meio-dia, então sempre era necessário recarregar durante o dia. Para fazer a bateria aguentar até voltar para casa, só abusando do modo Stamina ou moderando bastante a utilização. Também não é como se a Sony compensasse isso incluindo um carregador rápido na caixa. Por mais que o XZ2 Compact tenha suporte a fast charge, ele precisa de 2 horas e meia para ir de 0 a 100% com o acessório incluso na caixa.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Por outro lado, ele vem com os mesmos recursos de gerenciamento de recarga que outros aparelhos da marca tinham. Quando você liga essa função, o celular vai deixar a recarga mais lenta nos últimos 10%, o que parece ruim, mas pelo menos ajuda a fazer a bateria demorar mais tempo antes de perder sua capacidade total. Isso é legal, mas eu acharia esse tipo de coisa mais interessante se a duração da bateria fosse realmente boa. Como não é o caso, seria melhor que ele viesse com o carregador rápido na caixa.

Extras

Indo para os extras, vale destacar que além das boas configurações de software para áudio, o XZ2 Compact tem dois alto-falantes frontais com ótima qualidade sonora mesmo nos volumes mais fortes. Também já falei aqui que a posição do sensor de digitais está um pouco baixa demais para um aparelho tão pequeno, mas, depois que você se acostuma, o leitor funciona bem e é rápido para desbloquear o celular.

Além do adaptador do conector para a entrada USB-C, ele também vem com fones de ouvido na caixa, mas como a Sony continua não enviando o pacote completo para review, não temos como dizer se o acessório é bom. Se você já testou os fones do XZ2 Compact, diga como eles são nos comentários abaixo para ajudar todo mundo. Agradecemos desde já.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Vale a pena?

O preço oficial do Xperia XZ2 Compact na loja online da Sony é de R$ 3,3 mil, o que com certeza não pode ser considerado barato para a maioria dos brasileiros. No entanto, como esse modelo não está sendo vendido por grandes varejistas, o único jeito de pagar menos que isso hoje é optar por usar um boleto no próprio site da fabricante, o que reduz o total para R$ 3.135.

Considerando o mercado de smartphones top de linha aqui no Brasil, esse é um preço salgado e está apenas um pouco abaixo de um Galaxy S9, por exemplo, que empata em alguns pontos, mas supera o Sony em bateria, câmeras e design. Sem falar nos smartphones de ponta do ano passado, que estão bem mais baratos.

Sony Xperia XZ2 Compact review

Já se considerarmos apenas as opções de celulares com telas de 5 polegadas para baixo, aí o único concorrente à altura do XZ2 Compact aqui no Brasil passa a ser o iPhone 8, que foi lançado em 2017 e está na mesma faixa de preço. Entre os aparelhos top de linha Android, aí o Sony atualmente reina sozinho no nicho brasileiro dos smartphones pequenos.

-----

E aí, o que que você achou do Xperia XZ2 Compact? Mande a sua opinião e qualquer dúvida que tiver sobrado nos comentários abaixo ou fale diretamente comigo pelo perfil @Leobrjor no Instagram ou no Twitter. Está interessado no Sony? Confira o link a seguir para encontrar os melhores preços para ele. Para ficar sabendo de todas as promoções dos produtos que você quiser, clique aqui para instalar a extensão do TecMundo Descontos para o Google Chrome.

Opção de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.