Câmera retrátil do Vivo Nex está levantando mesmo sem app de câmera aberto

1 min de leitura
Imagem de: Câmera retrátil do Vivo Nex está levantando mesmo sem app de câmera aberto

Quando lançou o celular Nex, a fabricante chinesa Vivo encontrou um local bem diferente para colocar a câmera frontal do smartphone. Ela fica escondida dentro do corpo do aparelho e é levantada por um mecanismo mecânico apenas quando o usuário quer tirar uma foto.

Mas donos do Vivo Nex na China encontraram um problema nessa solução: é que a câmera retrátil está levantando mesmo sem nenhum aplicativo de câmera aberto. Um dos usuários postou na internet uma imagem do smartphone ativando a câmera por alguns segundos no momento em que ele abria uma conversa no aplicativo de mensagens Telegram. Outra pessoa mostrou o mesmo acontecendo ao acessar um site de viagens no navegador QQ, da Tencent.

Um celular.

Questionada, a Tencent explicou que isso acontecia por causa da API de câmera do Android. De acordo com a empresa, o navegador tem acesso a câmera para realizar algumas funções, como ler um código QR, e o sistema operacional exige que ela seja ativada momentaneamente para enviar essa informação ao aplicativo.

A Vivo chegou a falar sobre o caso, afirmando que faz um gerenciamento rígido das permissões de cada aplicativo e que toda permissão que não é necessária fica desligada por padrão. Não parece haver uma solução definitiva para o caso, mas alguns usuários comentaram que isso pode até ser considerado algo bom. Afinal, o mecanismo retrátil deixa bem claro em quais momentos a câmera do seu smartphone está sendo ativada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.