Em breve, novos celulares podem trazer fones Bluetooth de graça na caixa

2 min de leitura
Imagem de: Em breve, novos celulares podem trazer fones Bluetooth de graça na caixa
Imagem: alphr

Fones Bluetooth hoje são um pequeno luxo que nem todo mundo está disposto a comprar. Contudo, com o fim da entrada de áudio P2 de 3,5 mm na maioria dos smartphones top de linha, esses acessórios estão se tornando cada vez “mais obrigatórios”. O preço, entretanto, continua alto, mas a Qualcomm quer resolver essa questão. A empresa está lançando um novo chip chamado “QCC3026” que deve tornar esses acessórios tão baratos a ponto de fazer as fabricantes de celular incluírem fones sem fio direto na caixa de seus aparelhos.

Em termos práticos, esses fones chegariam ao consumidor de graça da mesma forma que as empresas entregam fones com fio atualmente junto com seus dispositivos. Claro que o custo deles estará embutido no valor total do smartphone, mas as grandes fabricantes devem adotar a novidade para finalmente solucionar o impasse do fim do plugue de 3,5 mm.

Melhor e mais barato

O chip da Qualcomm deve oferecer praticamente todo o processamento e conectividade necessário para um fone de ouvido sem fio e ainda garantir uma transmissão de áudio de melhor qualidade do que temos hoje em opções similares. O QCC3026 seria compatível com Bluetooth 5.0 e aptX para melhor resolução de áudio, e também contaria com o padrão Qualcomm cVc para cancelamento de ruído. A empresa deve incluir ainda o Qualcomm TrueWireless Stereo, para facilitar o pareamento de fones Bluetooth e garantir que a pessoa possa trocar o fone esquerdo pelo direito sem prejudicar o áudio.

O chip ainda contaria com a possibilidade de se integrar a assistentes digitais como Google Assistente e Siri, mas apenas com gatilho que deveria ser implementado no hardware através de um botão. O processamento todo seria redirecionado ao smartphone conectado.

Com esse novo componente, fabricantes de celulares poderão oferecer earbuds de qualidade a um preço que as permite incluí-los na caixa de seus mais recentes smartphones

Por fim, o chip da Qualcomm tornaria fones sem fio 50% mais eficientes energeticamente falando, garantindo o dobro de autonomia de bateria. “Com esse novo componente, fabricantes de celulares poderão oferecer earbuds de qualidade a um preço que as permite incluí-los na caixa de seus mais recentes smartphones, obtendo uma oferta mais atraente para os consumidores”, detalhou a Qualcomm em comunicado oficial.

Em outras palavras, isso quer dizer que, muito em breve, os famosos Apple AirPods e os Samsung Gear IconX poderão se tornar simples acessórios que chegam ao consumidor junto com qualquer iPhone ou Galaxy, sem que as pessoas tenham que pagar nada a mais por isso. A Oppo inclusive já afirmou publicamente que vai usar o chip da Qualcomm para produzir seus próprios fones sem fio para acompanhar uma nova edição do Find X.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.