Quanto tempo a controversa caixinha GrayKey leva para desbloquear um iPhone protegido com senha de quatro dígitos? Segundo o professor e criptógrafo Matthew Green, ela leva em média 6,5 minutos, com um pico máximo de 13 minutos. Isso mesmo, na pior das hipóteses, o dispositivo realiza o desbloqueio em menos de 15 minutos.

Quando as senhas são maiores, a situação é um pouco mais complicada. Segundo revelou o professor no Twitter, uma senha de seis dígitos levaria em média 11,1 horas para ser superada (pior cenário: 22,2 horas), já senhas de oito dígitos levariam em média 46 dias para ser crackeada (pior cenário: 92,5 dias). A maior complicação de todas é gerada por uma senha de 10 dígitos: em média, isso levaria 4.629 dias (pouco mais de 12 anos e meio), com o pior cenário de 9.259 dias (mais de 25 anos).

Todos esses números foram obtidos sendo levado em conta o tempo mínimo para novas tentativas após senhas incorretas disposto no manual do iOS. Como relata em seu Twitter, o professor fez os cálculos apenas com senhas numéricas, mais comuns e convidativas no iPhone — o teclado numérico é mais acessível e tem mais destaque na tela do iOS quando o assunto é criar uma senha de bloqueio.

Perigo à vista?

A GreyKey é oficialmente comercializada apenas para departamentos de polícia nos Estados Unidos, mas, assim como armas de uso exclusivo da polícia e do exército acabam indo parar na mão de bandidos, não é de se espantar que essa pequena caixinha quebradora de bloqueios também tenha um destino parecido em breve.

Então, a principal dica aqui é aumentar a segurança da sua senha, quem sabe misturar letras e números ou simplesmente aumentar o tamanho da sequência numérica para dificultar qualquer acesso indevido.

Cupons de desconto TecMundo: