Os rumores de que a Snap estaria trabalhando em uma segunda geração dos óculos Snapchat Spectacles eram reais. O produto foi aprovado para venda pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), órgão que regulamenta as telecomunicações no país.

Documentos publicados nesta quarta-feira (11) descrevem uma filmadora vestível feita pela Snap e com “Spectacles Model 002” impresso na caixa. Neles também podemos ver que os óculos terão suporte a Bluetooth 4.2 e a Wi-Fi 802.11ac, que devem garantir transferências de arquivos com velocidade maior que a geração anterior.

Um print.Documentação dos Spectacles no site da FCC.

A primeira versão dos Spectacles — que nós do TecMundo analisamos — foi lançada por US$ 130 como parte de uma campanha de marketing bem-sucedida. A distribuição era feita através de máquinas que apareciam sem aviso em grandes cidades americanas e formou filas gigantescas durante as primeiras semanas.

O resultado final, no entanto, não foi nada positivo para a empresa. O interesse caiu bastante nos meses seguintes e, apesar de ter vendido mais de 150 mil unidades, uma reportagem mostrou que centenas de milhares de Spectacles ficaram entulhados no estoque da empresa. No total, a ideia causou um prejuízo de US$ 40 milhões para a Snap.

A companhia vem passando por uma reestruturação após perder parte do público para o modo Stories do Instagram e pode ser que os novos óculos façam parte desse processo. A aprovação pela FCC não quer dizer que a Snap vai necessariamente lançar o produto no mercado, mas é um bom indicativo disso.