A primeira ligação feita a partir de um telefone celular de verdade foi realizada no dia 3 de abril de 1973, 45 anos atrás, por Martin Cooper, um engenheiro que liderava o desenvolvimento de telefonia móvel na Motorola. Em vez de ligar para sua mãe, ele resolveu provocar um colega que estava fazendo um trabalho similar em outra empresa, a AT&T. Cooper discou para o concorrente e disse que estava caminhado em uma rua de Nova York enquanto conversava, a partir de um celular portátil de verdade. Ele estava falando do Motorola Dynatac 8000X.

Naquela época, entretanto, já existia a telefonia móvel. Operadoras alugavam telefones que eram embutidos em carros e que poderiam funcionar em uma cidade inteira. Quando o Dynatac 8000X apareceu, ele utilizou essencialmente o mesmo sistema de “rede celular”.

dynatac

Mesmo sendo o primeiro telefone realmente portátil, o Dynatac 8000X era limitado. Sua bateria durava apenas 20 minutos em uma ligação, e o aparelho como um todo era bem pesado e grandão. Segundo a Motorola, ele tinha cerca de 1 kg.

Seis anos depois desse ocorrido, as primeiras redes celulares começaram a operar comercialmente no Japão e na Suécia. Nos EUA, entretanto, isso só aconteceu em 1983. No caso do Brasil, a primeira dede celular foi instalada no Rio de Janeiro e começou a funcionar comercialmente em 1990. Atualmente, existem mais linhas de celular ativas do que pessoas vivas no mundo.

Cupons de desconto TecMundo: