Celular Nokia 3310 ganha versão 4G na China

2 min de leitura
Imagem de: Celular Nokia 3310 ganha versão 4G na China

Nokia quer deixar bem claro que não pretende parar de investir nos seus modelos clássicos e básicos. Depois de relançar o Nokia 3310 em 2G no começo do ano passado, a empresa finlandesa HMD Global lançou um modelo 3G por volta de setembro. O primeiro modelo só fazia ligações e mandava mensagens de texto SMS. Já o 3G chegou com suporte às redes dos Estados Unidos. Agora, o mercado chinês foi apresentado ao novo Nokia 3310 4G LTE.

O que mudou no novo Nokia 3310

A velocidade da rede não é a única novidade no novo 3310. O aparelho tem capacidade de 256 MB ou 521 MB de armazenamento interno, muito superior aos 16 MB da versão anterior. Outro upgrade é o slot de micro SD com capacidade para cartão de até 64 GB de memória.

O sistema operacional que era baseado em Java foi trocado pelo YunOS, uma versão baseada no Android e desenvolvida pela empresa Alibaba. Essa troca foi para melhorar a estrutura que o aparelho necessita para suportar redes LTE. Mais uma novidade é que o novo aparelho pode ser usado com a função de ponto de acesso WiFi, recurso ausente nos lançamentos anteriores.

Visual externo continua o mesmo

Nokia 3310 segue com sua câmera de 2 MP com flash LED e a conectividade Bluetooth. O tamanho da tela também permanece o mesmo: 2,4 polegadas com resolução de 320x240 pixels. Entrada para fone de ouvido e os clássicos “joguinhos” do aparelho também permanecem. Aparentemente, foram muitas mudanças de software e conectividade, mas quanto a design e hardware nenhuma alteração drástica.

O que talvez não agrade muito aos fãs do clássico celular é a duração da bateria. Os aparelhos antigos da Nokia têm a fama de excelência na durabilidade da bateria. Essa uma das razões para que os aparelhos da marca tenham muitos saudosistas até hoje. No entanto, o novo 3310 deixa a desejar nesse quesito. Na versão 2G e 3G, os usuários podiam contar com até 15 horas de conversação antes de precisar recarregar novamente seu aparelho. Agora, com as novas funcionalidades e atualizações de sistema e rede, a duração média da bateria do celular cai para cerca de 5 horas no LTE.

A venda do novo Nokia 3310 4G está sendo feito exclusivamente em parceria com a empresa China Mobile. Por enquanto, só os chineses e quem estiver por lá vão poder comprar o novo aparelho. Os modelos anteriores têm uma variedade de cores quentes disponíveis, como vermelho, azul, amarelo e cinza.

Já os modelos 4G estão sendo comercializados somente nas cores azul e preto, pelo menos por enquanto. Ainda não há informações sobre um possível lançamento fora da China, mas o Mobile World Congress se aproxima e, possivelmente, por lá teremos mais novidades sobre o novo Nokia 3310.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.