O ano de 2017 terminou com as três primeiras posições intocadas no ranking das maiores empresas de smartphone do mundo. A Samsung continua reinando soberana enquanto a Apple vem em segundo, com a Huawei se consolidando como a terceira força global do setor, por vezes até mesmo ameaçando a vice-colocação da Maçã.

Outra que consolida o seu caminho é a Oppo, que terminou o ano novamente na quarta posição. Fechando o top 5, porém, temos uma novidade: a Xiaomi. Considerada por muitos como a “Apple chinesa”, a empresa de Pequim havia ficado de fora das cinco primeiras posições em 2016, quando o quinto posto foi ocupado pela chinesa Vivo.

Este ano, porém, a Xiaomi apresentou um crescimento bastante significativo, aumentando a sua fatia de mercado em nada menos do que 74,5%: atualmente, ela domina 6,3% do setor, enquanto terminou 2016 com somente 3,6%. Com isso, ela encurtou a distância tanto para a Oppo quanto para a Huawei.

IDC

A Oppo e a Huawei também apresentaram crescimento: 12% e 9,9%, respectivamente. As duas empresas começam com uma fatia que corresponde a 7,6% e 10,4% do mercado, com a Huawei se aproximando bastante da Apple. A Maçã começa 2018 com uma fatia de 14,7%, apenas 0,2% maior do que no início de 2017.

Como ressaltou o TargetHD, o top 5 das fabricantes de smartphone foi mais agitado do que indicava em 2017. Diante desses números, é possível até mesmo sugerir que 2018 pode terminar com a Xiaomi ultrapassando a Oppo e se consolidando de vez na quarta colocação, enquanto o duelo entre Huawei e Apple deve acirrar ainda mais.

Huawei vs Apple

Se analisarmos os dados a partir de 2015, é possível apostar em algumas situações para este ano. A Huawei terminava aquele ano embalando 107 milhões de unidades enquanto a companhia fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs produziu 231,5 milhões de smartphones — 124,5 milhões a mais do que a rival.

IDC

Já o ano de 2016 terminou com a Apple fabricando 215,4 milhões de iPhones contra 139,3 milhões de dispositivos feitos pela Huawei, reduzindo a diferença para 76,1 milhões de unidades. O ano passado chegou ao fim com a Huawei produzindo 153,1 milhões de unidades contra 215,8 milhões da Maçã, reduzindo a distância entre ambas para apenas 62,7 milhões.

Isso significa dizer que a vantagem da Apple em relação à Huawei caiu em 50,3% em apenas dois anos, uma diferença bastante significativa especialmente para uma empresa famosa por suscitar muito mais apelo pela marca junto a seus clientes. Tudo isso para dizer que, se a Samsung continua reinando tranquilamente na primeira posição já há alguns anos, as demais colocações podem ver novos ocupantes ao final de 2017.

Cupons de desconto TecMundo: