Zenfone 4 Selfie Pro: review/análise [vídeo]

12 min de leitura
Imagem de: Zenfone 4 Selfie Pro: review/análise [vídeo]

ASUS deixou a linha Selfie de fora da sua terceira geração de smartphones, para tristeza de muita gente. No entanto, a empresa acabou decidindo trazer essa variante de celulares de volta com força total no ano passado, lançando não apenas um, mas dois modelos de intermediários focados em quem realmente gosta de tirar fotos e fazer vídeos de si mesmo.

Prós
  • Selfies ótimas de dia
  • Grava em 4K nas câmeras frontais e na traseira
  • Excelente tela AMOLED
  • Desempenho para rodar de tudo
  • Bateria de boa duração
Contras
  • Ruídos nas selfies noturnas
  • Falta de estabilização ótica
  • Modo retrato fraco
  • Esquenta sob uso intenso
  • Dual-SIM fake

Zenfone 4 Selfie Pro é a variante com especificações mais avançadas entre essas duas e traz um conjunto de câmeras duplas frontais que consegue fazer fotos realmente muito boas – e até grava vídeos em 4K com esse kit. Além disso, o dispositivo vem com especificações interessantes para bem mais funções do que só tirar selfies, por mais que não seja perfeito o tempo todo. Confira agora o nosso review completo para saber tudo sobre o aparelho.

Ângulo versus qualidade

Um dos sensores frontais do celular é um Sony com 12 MP e abertura de f/1.8, enquanto o outro é para fotos wide com ângulo de visão de 120º e tem 5 MP. Usando a câmera principal, as imagens em ambientes claros saem com detalhes ricos e ótimas cores, gerando selfies realmente muito boas. Ativando o recurso DuoPixel, dá para fazer esse sensor produzir imagens de 24 MP. Isso aumenta a definição, mas faz os cliques que normalmente são rápidos ficarem um pouco lentos, então é legal só ativar quando você não quiser tirar várias fotos de uma vez.

À noite, o sensor principal também consegue fotos decentes, mas dá para ver bastante ruído. Além disso, um sistema de estabilização ótica acaba fazendo um pouco de falta, e as fotos podem perder um pouco o foco. Pelo menos, o resultado melhora bastante se você usar o flash LED frontal.

Já no sensor wide, as fotografias saem com uma qualidade bem menor. Em lugares claros, o resultado ainda fica legal e dá para incluir bastante gente nas imagens em grupo. Os cantos são um pouco distorcidos por causa do ângulo de visão, então é bom tomar cuidado com isso. Um problema real desse sensor é que basta que a luz diminua ou que as pessoas não estejam totalmente paradas para o foco se perder e surgir bastante ruído. Selfies no escuro com esse ângulo de 120º, então, nem pensar.

Agora, se o foco do celular é permitir as melhores selfies possíveis, não entendo por que a ASUS não liberou o modo Pro do aplicativo de fotos para as câmeras frontais. Essa opção só está disponível na câmera traseira, o que é uma pena, porque, se desse para mexer em configurações finas na hora das selfies, isso aumentaria bastante o potencial do conjunto dianteiro. O jeito é torcer para a ASUS incluir essa opção em alguma atualização de software.

Vídeos frontais em 4K e mais recursos

Nos vídeos, as câmeras frontais têm a vantagem de gravar em 4K, o que é bem legal. A qualidade de imagem fica boa em ambientes internos, mas sai um pouco melhor em lugares com luz mais forte, e o som também tem qualidade razoável. Novamente, nesse ponto apenas senti falta mesmo de uma estabilização melhor de imagens para diminuir as tremidas enquanto me movimentava.

A câmera de selfie tem o mesmo recurso embelezador que expliquei no review do Zenfone 4clique aqui para conferir –, com várias coisas que você pode mexer para melhorar as fotos. Ou, se você quiser, pode colocar tudo no máximo para fingir que é um ET ou um personagem de anime com olhos gigantes. Confira alguns exemplos:

O Zenfone 4 Selfie Pro vem ainda com o famoso modo retrato para desfocar automaticamente o fundo das imagens e destacar o que estiver na frente, mas o resultado nem sempre fica legal, e o fundo muitas vezes sai esbranquiçado, dando um efeito meio fake. O lado bom é que, como esse recurso está sendo feito via software, ele funciona tanto nas câmeras duplas frontais quanto na traseira.

Além disso tudo, o aparelho tem o aplicativo Selfie Master, que deixa você gravar vídeos e até fazer lives com um efeito embelezador mais simplificado, que basicamente vai suavizar marcas na sua pele. Não é nada revolucionário, e você tem que tomar cuidado para não exagerar, mas pode ser útil para quem quiser usar.

Resumindo tudo, dá para dizer que o Zenfone 4 Selfie Pro consegue sim fazer fotos muito boas com as câmeras frontais duplas, mas não em todo tipo de situação. Considerando que esse é o foco dele, eu esperava um nível de qualidade de selfies parecido com o das câmeras traseiras do próprio Zenfone 4, mas pelo menos no escuro o Selfie Pro deixa um pouco a desejar.

E a câmera traseira?

O sensor traseiro do Selfie Pro tem 16 MP e consegue fazer fotos muito boas de dia. Por mais que de vez em quando as cores fiquem um pouco lavadas, na maior parte do tempo elas saem legais, e as imagens têm um bom nível de detalhes. Para minha surpresa, as fotografias noturnas mostraram pouco ruído e cores vivas na maior parte do tempo. O único problema aqui é que elas ficaram bem escuras, mas dá para melhorar isso se você mexer com cuidado nas configurações do modo Pro da câmera.

Outra coisa interessante no sensor de trás é a função Super Resolução, que junta quatro fotos em uma para produzir imagens de 64 MP, mas o processamento de cada clique fica bem lento. Nos vídeos, a câmera traseira também consegue gravar bem em 4K em ambientes externos, mas surge um pouco de ruído em lugares fechados e menos iluminados – e a estabilização ótica continua fazendo falta aqui para evitar chacoalhões. Fora isso, também dá para fazer timelapses legais em Full HD e slow motion a 120 fps em qualidade HD.

Simples, mas estiloso

No design, por mais que o Zenfone 4 Selfie Pro não inove muito, é bem bonito, especialmente no modelo que recebemos para testar, que tem a frente em preto e o corpo em vermelho. O aparelho também está disponível em uma versão toda em preto e em outra que tem a frente branca e o resto em dourado. Assim como a vermelha, todas as variantes vêm com acabamentos brilhantes nas bordas e os círculos concêntricos típicos da ASUS no botão de energia. O resultado é um celular fino, leve, com pegada legal e estilo elegante.

No entanto, por mais que a carcaça em metal e o vidro com Gorilla Glass 3 passem uma sensação de resistência, eu tomaria cuidado se fosse você. Dessa vez, consegui não derrubar o celular, e ele ficou inteiro, mas já vi um modelo idêntico sofrer uma queda leve de cerca 20 cm de altura e acabar com uma rachadura fina na diagonal da tela. Não era algo que atrapalhasse o uso ou chamasse muita atenção, mas vale comprar uma capinha e uma película por precaução.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Cores, muitas cores

A tela é um ponto em que o Zenfone 4 Selfie Pro manda bem. Ele vem com um painel AMOLED de 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920x1080 pixels). Na prática, isso significa que o tamanho e a densidade de pixels do display são excelentes, o que por si só já faz a experiência de consumo de conteúdo ficar muito boa.

Essa tecnologia de painel traz vantagens de contraste, oferece tons de pretos mais profundos e permite ativar a função de tela Always On sem gastar muita energia da bateria. As cores já são normalmente mais vivas e destacadas nos painéis AMOLED, mas a ASUS deixa você aproveitar ainda mais essa vantagem se mexer nas configurações para personalizar as tonalidades como preferir.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Desempenho digno

No quesito desempenho, o Zenfone 4 Selfie Pro vem com o mesmo conjunto de chips que apareceu em muitos intermediários recentes, o Snapdragon 625. O celular tem duas versões, e ambas vêm com o mesmo processador, mas uma tem 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, enquanto a outra traz 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno.

O modelo que nós recebemos para testar foi o mais poderoso, mas o desempenho propriamente dito não deve ser muito pior na variante mais barata. Você provavelmente só vai conseguir notar uma diferença real entre eles ao longo dos próximos anos. Na versão que nós recebemos, não faltou poder para rodar sem qualquer dificuldade todos os jogos e aplicativos que testamos.

Specs Zenfone 4 Selfie Pro

Os games mais pesados rodaram bem, e o sistema como um todo funcionou com agilidade e sem engasgos. Mesmo quando existem muitas coisas abertas ao mesmo tempo e o dispositivo ameaça ficar mais lento, é só tocar na função de otimização do sistema na gaveta de notificações, e a velocidade volta a ficar boa rapidinho.

A única coisa que me incomodou no desempenho do Zenfone 4 Selfie Pro foi a tendência dele de esquentar em alguns casos de uso mais intensivo, como passar muito tempo gravando vídeos ou até jogando Pokémon GO, por exemplo. O dispositivo não ferve a ponto de machucar, mas ficou quente o suficiente para incomodar um pouco. Por fim, outra coisa que vale destacar sobre o hardware desse modelo da ASUS é que ele não vem com chip NFC, então fique esperto se isso for imprescindível para você.

Benchmarks

Para ver como o Zenfone 4 Selfie Pro se sai em comparação com seus principais concorrentes, o aparelho foi submetido a três aplicativos de benchmark. Os testes utilizados foram o 3DMark (Ice Storm Unlimited), o AnTuTu Benchmark 6 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal).

Zenfone 4 Selfie Pro 3DMark

O 3D Mark oferece uma série de testes para benchmark de smartphones. Entre eles, o Ice Storm Unlimited permite comparar diretamente entre processadores e GPUs. A resolução do display é um fator que pode afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

Zenfone 4 Selfie Pro AnTuTu

O app AnTuTu 6 permite testar interface, CPU, GPU e memória RAM dos dispositivos. Os resultados são fornecidos individualmente e somados para gerar uma pontuação total. E aqui também vale a máxima para os pontos: quanto mais, melhor.

Zenfone 4 Selfie Pro Vellamo

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes aos smartphones, avaliando o desempenho do celular durante o acesso de conteúdo na internet por meio de navegadores no primeiro e a performance do processador no segundo. Novamente, números maiores indicam resultados melhores.

ZenUI renovada

O Zenfone 4 Selfie Pro vem de fábrica com a mesma interface atualizada da ZenUI 4.0, que veio com os outros aparelhos da quarta geração da ASUS e também já chegou para a família Zenfone 3. O sistema é baseado no Android Nougat e foi refeito para ser mais ágil e fluido, algo que realmente dá para sentir na prática. A experiência de uso é familiar para que está acostumado com versões puras do sistema da Google, mas ainda tem um visual próprio da ASUS.

O celular tem vários apps que vêm de fábrica, mas a quantidade de aplicativos pré-instalados é bem menor do que em smartphones antigos da marca. O sistema também conta com as funções que vimos no Zenfone 4, incluindo o rádio FM e a possibilidade de clonar alguns programas para usar duas contas ao mesmo tempo. Além disso, a atualização para o Android Oreo foi garantida pela fabricante.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Bateria que dura

A bateria de 3.000 mAh do Zenfone 4 Selfie Pro com certeza não é das maiores, mas mesmo assim consegue render bem. No nosso teste de stress, com reprodução contínua de um vídeo no YouTube por 1 hora com o brilho da tela no máximo, o aparelho consumiu energia suficiente para durar um pouco mais de 11 horas fora da tomada, o que é um número realmente muito bom.

Já durante o uso comum, a capacidade de carga do aparelho foi boa o bastante para aguentar um dia inteiro de uso relativamente intensivo. Não dá para chegar a dois dias longe da tomada, mas, a menos que você realmente abuse na utilização de jogos online, no mínimo um dia dá para aguentar sem ter que se preocupar muito. A recarga também é rápida, levando 1 hora e meia para ir de zero a 100%.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Extras

Indo para os extras, o sensor de impressões digitais fica em uma posição boa na frente do aparelho e é preciso e rápido na hora de cadastrar e ler as pontas dos seus dedos para desbloquear a tela. No quesito áudio, o Zenfone 4 Selfie Pro me surpreendeu positivamente, com som de boa qualidade mesmo nos volumes mais fortes, sem qualquer distorção perceptível. Há até um Modo Externo que você pode usar quando estiver em um lugar barulhento.

Uma queixa que tenho aqui é a mesma para muitos celulares: a posição da saída de som na parte de baixo do celular, o que faz ser frequente você acabar a cobrindo com a mão quando for jogar ou ver vídeos na horizontal. No entanto, isso é um defeito menor e não deve incomodar todo mundo. Além disso, o Selfie Pro vem com ótimos fones de ouvido intrauriculares, que são confortáveis de usar e têm boa qualidade de som.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Para fechar, vale ainda dizer que o aparelho tem espaço para dois cartões SIM na bandeja, mas rola aqui aquele velho problema de slot híbrido. Se você quiser usar um cartão micro SD para expandir o espaço interno, vai ter que desistir da possibilidade de ter dois números de celular ao mesmo tempo no dispositivo.

Vale a pena?

No site oficial da ASUS, o Zenfone 4 Selfie Pro estranhamente está sendo vendido por valores maiores até do que os que a fabricante anunciou no evento de lançamento aqui no Brasil. Por lá, o modelo com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento está saindo por R$ 1.650, e o com 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno sai por R$ 1,9 mil.

No entanto, basta você fazer uma busca rápida no Google para encontrar valores bem menores em varejistas online, e aí essas duas versões do Selfie Pro vão custar algo perto de R$ 1.350 e R$ 1.550, respectivamente. Com esses preços, o Zenfone pode não ser o mais barato dos concorrentes no merc ado de intermediários, mas também não está fora da faixa de preço de rivais como Galaxy A5 (2017)e Moto Z2 Play, entre outros.

ASUS Zenfone 4 Selfie Pro

Comparado com esses aparelhos, o ASUS não vence em tudo, mas não fica muito atrás. E no quesito câmera frontal ele consegue conquistar uma vitória fácil entre os rivais na categoria. Dessa forma, se as selfies são sua maior preocupação, o Selfie Pro vai valer a pena.

-----

E aí, o que você achou do Zenfone 4 Selfie Pro? Mande sua opinião e qualquer dúvida que tiver sobrado aí nos comentários, que eu respondo assim que puder, ou então fale comigo pelo perfil @leobrjor no Twitter ou no Instagram. Se você ficou interessado em algum dos celulares que citamos aqui, confira a seguir alguns links com preços bacanas.

Opções de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.