Você é superfã de fotografia, está querendo aprimorar os seus talentos e tentar coisas novas, mas não tem grana sobrando para investir em novos equipamentos? Pois saiba que basta usar um pouquinho a imaginação para criar “ferramentas” simples com as quais é possível conseguir resultados muito legais — e tudo com coisas que todo mundo tem em casa e praticamente sem gastar nem um centavo sequer.

As dicas a seguir são de como criar filtros em casa e foram reunidas a partir de um vídeo produzido pelo pessoal no canal COOPH do YouTube. Nós incluímos o filminho ao final da matéria, caso você queira assistir para ver mais detalhes de como fazer os filtros, mas, que tal irmos ao que interessa? Confira:

1 – Gotinhas

Borrifar água(YouTube/COOPH)

Borrife um pouco de água sobre a proteção da lente e clique as fotos direcionando a sua câmera a uma fonte de luz. Veja alguns resultados que você pode obter usando esse truque:

Durante o dia:

Filtro fotográfico(YouTube/COOPH)

Durante a noite:

Filtro fotográfico(YouTube/COOPH)

2 – Linha de pesca

Linha de anzol(YouTube/COOPH)

Pegue dois pedaços de linha de pesca e prenda com fita adesiva diante de sua lente formando um “x”. Esse material fará com que a luz natural reflita sobre ele, criando um efeito semelhante a este aqui:

Efeito fotográfico(YouTube/COOPH)

3 – Plástico transparente

Filtro fotográfico(YouTube/COOPH)

Corte um círculo do tamanho da sua lente em um pedaço de plástico transparente e recorte uma abertura retangular no meio. Prenda seu novo “filtro” na câmera e se prepare para fazer fotos como esta:

Ponte desfocada(YouTube/COOPH)

E esta:

Ponte em preto e branco(YouTube/COOPH)

Aliás, você pode criar filtros com diferentes formas recortadas no meio, como um círculo.

Plástico cortado(YouTube/COOPH)

Para conseguir este efeito:

Desfoque sutil(YouTube/COOPH)

Ou este:

Moça posando para retrato(YouTube/COOPH)

E este também:

Mulher olhando por Luneta(YouTube/COOPH)

4 – Mais plástico

Saco plástico(YouTube/COOPH)

Se não quiser ficar recortando plásticos, basta prender — ou só segurar mesmo — um bom pedaço diante da sua câmera na hora de fotografar. Olha só que tipo de resultado você pode conseguir com esse truque pra lá de fácil:

Mulher posando para retrato(YouTube/COOPH)

5 – Fios de lã colorida

Fios de ã colorida(YouTube/COOPH)

A sua avó faz tricô? Então, “roube” alguns pedaços de lã colorida e segure os fios diante da sua lente. O efeito pode ser surpreendente. Veja:

Moça em foto colorida(YouTube/COOPH)

E dramático!

Foto azul(YouTube/COOPH)

6 – Reaproveitando o Natal

Decoração de natal(YouTube/COOPH)

Sabe os enfeites que a gente usa para decorar as Árvores de Natal? Pois já tinha imaginado que eles podiam ser usados como filtros fotográficos? E o resultado pode ser bem bacana! Olha só:

Efeito fotográfico(YouTube/COOPH)

7 – Embaçando a lente

Embaçar com a respiração(YouTube/COOPH)

Expire pertinho da proteção da sua lente para que ela fique toda embaçada — e faça fotos assim:

Foto de mulher(YouTube/COOPH)

8 – Bolhas de sabão

Bolhas de sabão(YouTube/COOPH)

Que tal convocar o seu irmão mais novo, sobrinho favorito ou priminho pentelho para fazer uma porção de bolhas de sabão? Peça para que o seu ajudante sopre próximo da sua lente e dispare as fotos. Veja como elas podem ficar:

Bolhas de sabão(YouTube/COOPH)

E aí, caro leitor-fotógrafo, o que você achou dos filtros? Bem fáceis de fazer, não é mesmo? Aliás, você já conhecia algum deles ou conhece outros que também criam efeitos interessantes? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários — e de assistir ao vídeo do pessoal do canal COOPH a seguir:

Confira 8 filtros que você pode fazer em casa para transformar suas fotos via Mega Curioso

Cupons de desconto TecMundo: