Neste mês de dezembro, fizemos a nossa tradicional votação para saber quais são os grandes itens da tecnologia que fizeram o coração dos brasileiros bater mais forte durante 2017. Neste ano, além das categorias para smartphones e itens de hardware, também trouxemos categorias para eleger a melhor startup, o maior avanço científico e também os melhores apps e jogos Mobile do ano.

Smartphone de Entrada

No voto popular, não houve algum aparelho que chegasse perto do grande líder: Moto G5/G5S. Os dispositivos da Motorola conquistaram o público e levaram 54% dos votos, mostrando a força da Lenovo no mercado de entrada. O ranking ainda é completado por Samsung Galaxy J5 Pro (2º), LG Q6 (3º), Quantum MÜV Pro (4º) e LG K10 Novo (5º).

Aqui na redação do TecMundo, o grande vencedor também foi o Moto G5/G5S — com clara preferência para o modelo mais recente. De acordo com o preço encontrado pelos consumidores, optar por esses dispositivos da Motorola pode ser uma grande oportunidade de dar “aquele upgrade” no smartphone.

Moto G5S

Smartphone Intermediário

Quando o assunto é aparelho intermediário, a Motorola levou novamente a melhor no voto popular, graças ao Moto Z2 Play. Mas desta vez, a vantagem para o segundo lugar foi bem pequena, pois o líder teve apenas 32% dos votos (contra 29% do segundo). O ranking ainda é completado por ASUS Zenfone 4 (2º), Samsung Galaxy A5/A7 (3º), Moto X4 (4º) e ASUS Zenfone 3 Zoom (5º).

Ao contrário do que aconteceu na categoria de entrada, aqui houve divergência entre a eleição dos leitores e da equipe TecMundo. Entre os aparelhos intermediários, quem ganhou mais votos da equipe foi o ASUS Zenfone 4 — que mostrou um grande avanço em relação à geração anterior da mesma fabricante.

Zenfone 4

Smartphone Top de Linha

No topo, foi difícil competir com a Samsung. Os dois primeiros colocados são da empresa coreana (S8 e Note 8), sendo que o vencedor conseguiu 37% dos votos, contra 28% do segundo colocado. O ranking ainda é completado por Apple iPhone X (3º), Motorola Moto Z2 Force (4º) e LG G6 (5º).

Novamente, no voto interno o Galaxy S8 da Samsung reinou soberano. Com seu design belíssimo e hardware com poder absoluto, o dispositivo não conseguiu passar incógnito em nenhum momento nos escritórios da NZN. E não é à toa que ele chegou à medalha de ouro por aqui.

Galaxy S8

Smartphone Importado

Entre os importados, o ouro foi diretamente para a Google, que lançou os aparelhos Pixel 2 e 2 XL neste ano. A segunda posição ficou com o belíssimo Xiaomi Mi Mix 2. O ranking ainda é completado OnePlus 5t (3º), Huawei Mate 10 (4º) e HTC U11+ (5º).

Aqui, outra vez o voto interno elegeu o mesmo modelo do voto popular. Com hardware de qualidade e câmera impressionante, o Google Pixel 2 ganhou o coração da equipe — que ainda está triste com a impossibilidade de comprar o smartphone aqui no mercado brasileiro.

Pixel 2

Melhores do Ano TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: