Conheça o polímero que pode decretar o fim das telas quebradas de celular

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o polímero que pode decretar o fim das telas quebradas de celular

Telas inquebráveis ou capazes de se regenerar. Embora a gente já escute esse tipo de promessa há tempos, o resultado desse tipo de tecnologia costuma ficar abaixo das nossas expectativas. Agora, parece que um grupo de pesquisadores japoneses conseguiu dar os passos certos para acabar de vez com o comércio de reparo de displays. Como? Criando um polímero que, após trincado, exige apenas um pouco de pressão para voltar ao seu estado original.

Se a descoberta desse pessoal for realmente para frente, as películas de proteção – e possivelmente até produtos como o Gorilla Glass – estão com os dias contados. O mais interessante de tudo é que o projeto dos “Polímeros mecanicamente robustos e prontamente reparáveis através de reticulação não covalente adaptada” foi iniciado por acaso. Quer dizer, seu objetivo inicial era outro.

De acordo com o The Guardian, Yu Yanagisawa, um estudante da Universidade de Tóquio, estava trabalhando em um material novo que poderia fazer papel de uma cola natural e acabou se deparando com uma propriedade bem interessante do item: pontas cortadas poderiam ser juntadas novamente quando se pressionava ambas as partes com os dedos, a uma temperatura de pelo menos 21º C. Isso foi o suficiente para que a brincadeira tomasse novos rumos, claro.

Esse polímero é bem diferente dos outros

Afinal, o “polyether-thioureas” – um polímero que, visualmente é igual ao vidro – é diferente de praticamente todos os outros materiais desse tipo com capacidades regenerativas. Para começar, alta resistência e regeneração costumam ser duas características mutuamente exclusivas. Não neste caso. Além disso, quando se fala de reparo por calor, geralmente é necessário aquecer o item a mais de 120º C para que ele consiga rearranjar sua malha.

O projeto é bem bacana, certo? Porém, como toda pesquisa científica, ainda não há data para uma versão final do material ou qualquer agenda para sua viabilização comercial. Mesmo assim, não deixa de ser bacana pensar que, no futuro, quando o seu celular cair e rachar toda a tela, basta fazer pressão nela com a palma da mão para que o aparelho fique novinho em folha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.