Apple está sendo acusada de cortar intencionalmente o desempenho de iPhones 66s a fim de supostamente esconder problemas de bateria desses dispositivos. Um tópico de discussão no Reddit vem levantando o tema, argumentando que dispositivos com baterias mais degradadas estão ficando mais lentos para que o processador não consuma tanta energia e, dessa forma, o celular possa continuar durando um dia longe da tomada.

De acordo com o usuário TeckFire, que iniciou o tópico no Reddit, seu iPhone 6s tem apresentado muitos problemas de desempenho desde que foi atualizado para oiOS 11. Ele conta ainda que comparou seu dispositivo com um iPhone 6 Plus, de propriedade de seu irmão, e notou que o smartphone mais antigo estava consideravelmente mais rápido ao executar tarefas do dia a dia.

TeckFire investigou o problema e concluiu que, quando sua bateria estava com menos de 50% de carga, o clock do processador era reduzido pelo sistema. Ele inclusive fez testes do Geekbench para identificar qualquer diferença. Com a bateria quase cheia, o iPhone 6s conseguiu um desempenho 38% melhor no teste single-core e 41% a mais no multi-core.

iphone 6s

Acusou a Apple de cortar o desempenho de iPhones antigos para que eles consigam durar um dia inteiro longe das tomadas

Depois de descobrir que o problema tinha a ver com o nível de carga, o usuário substituiu a bateria do iPhone em questão e reportou que a redução de performance desapareceu. De acordo com ele, sua bateria antiga estava com um “nível de desgaste” de apenas 20%. Por conta disso, TeckFire acusou a Apple de intencionalmente cortar o desempenho de alguns iPhones antigos para que eles consigam durar um dia inteiro longe das tomadas, considerando que as baterias dos aparelhos estariam descarregando de forma pouco uniforme.

Depois de muita polêmica no Reddit, com usuários reportando que modelos dos iPhones 57 não estavam sendo afetados de forma alguma por essa falha, TeckFire assumiu que se tratava de algo exclusivo dos modelos 6 e 6s. Ele ainda acredita que um famoso problema nas baterias desses aparelhos — que surgiu cerca de um ano atrás — pode ser a razão pela qual somente dos iPhone 6 e 6s são afetados pelo corte no desempenho.

Problema na bateria

Na época, vários aparelhos desses modelos começaram a desligar sozinhos e a drenar suas baterias muito rapidamente. Algumas unidades tiveram as células de energia trocadas gratuitamente pela fabricante em uma espécie de recall. Dois meses depois, a Apple enviou uma atualização do iOS, para a versão 10.2.1, afirmando que isso resultaria em uma redução de 80% nos desligamentos inesperados do iPhone 6s e também de 70% nos iPhones 6.

A suspeita é de que as atualizações do iOS 10.2.1 e posteriores venham cortando o desempenho dos iPhones problemáticos para evitar que a bateria seja drenada e que os aparelhos desliguem inesperadamente, escondendo assim um problema maior. A Apple ainda não comentou oficialmente sobre o assunto.

Você tem um iPhone 6 ou 6s com problemas de desempenho após alguma atualização. Compartilhe sua experiência conosco na seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: