Pais usam Google Home para filho com dificuldade falar sua primeira palavra

1 min de leitura
Imagem de: Pais usam Google Home para filho com dificuldade falar sua primeira palavra
Imagem: YouTube/Patrick Crispen

Há muito o fazer com os assistentes digitais e ainda estamos aprendendo suas várias aplicações, para torná-los mais eficientes. Uma dessas frentes pode ser no auxílio de pessoas com dificuldades ou deficiências. Patrick Crispen, um professor assistente de educação médica na Keck School of Medicine of USC, em Los Angeles, afirmou que seu filho pequeno não conseguia falar, mas, ao ouvir os sons de animais no Google Home, passou a pronunciar sua primeira palavra: “Google”.

Ao ser perguntando o que dizer, o fofucho responde o que ele entende ser o “código” para a reprodução dos barulhos emitidos pelos bichos. Sua mãe ativa o aparelho, que então executa miados, latidos, entre outros. Veja abaixo:

A alegria do casal foi tanta que Patrick fez questão de exaltar o ocorrido, tanto via Reddit quanto no YouTube. “Ele simplesmente não fala. Nada. Zero palavras. Então nós compramos o Google Home nas últimas férias e nosso filho simplesmente adora os sons de animais. Então, imagine nossa alegria e surpresa quando ele começou a falar nesse final de semana. Isso mesmo. A primeira (e única palavra) que nosso filho fala é ‘Google’”, disse.

Outros usuários relatam casos parecidos

Algumas das pessoas que acompanharam a história chegaram a duvidar da veracidade, acusando Crispen de usar um “dublê” de voz. Chatos à parte, outros usuários também compartilharam episódios semelhantes com o uso de assistentes digitais.

“Sou um SLP (Speech-Language Pathologist ou “Patologista de Linguagem e Fala”) e já vi esses dispositivos fazerem maravilhas com as crianças! Eles são grandes motivadores. Trabalhei com um estudante com Síndrome de Down que tinha dificuldades nas articulações e ele ficava muito chateado porque a Alexa (assistente da Amazon) que ele possuía não conseguia entendê-lo. Em todos os dias da terapia passamos a praticar novas perguntas para a Alexa, até que ele conseguiu entendê-lo. Ele odiava a terapia até a Alexa aparecer. Estou muito feliz por você!”, afirma um dos relatos.

menino fala google home

“Meu sobrinho tem a mesma idade, está na terapia para a fala e a única palavra que ele dizia durante um tempo era ‘Google’ por causa do Google Home. Agora ele diz muito mais do que apenas perguntar sobre sons de animais”, disse outro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.